1. Home
  2. Notícias

Em Paris, Itaipu é convidada a apoiar Rede Mundial de Soluções para o Clima

Em Paris, Itaipu é convidada a apoiar Rede Mundial de Soluções para o Clima
Itaipu participa da convenção internacional da Unesco . - Foto: Itaipu Binacional

O vice-prefeito e secretário municipal de Relações Internacionais de Paris, Patrick Klugman, elogiou o trabalho desenvolvido pela Itaipu Binacional nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade. O elogio foi feito durante a apresentação do case da empresa pelo diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna, e o diretor de Coordenação do Paraguai, Pedro Domaniczky, na prefeitura da capital francesa, nesta terça-feira (13).

Segundo ele, Itaipu é um exemplo de cooperação e trabalho socioambiental. “Essas iniciativas podem servir de modelo para serem replicadas em países da África." Klugman convidou a Itaipu a apoiar a C40, uma plataforma que congrega mais de 80 das maiores cidades do mundo em ações para combater as mudanças climáticas. A rede representa cerca 600 milhões de pessoas e aproximadamente um quarto da economia global. O vice-prefeito foi convidado a conhecer a região onde está instalada a usina e acenou positivamente ao convite.

Itaipu não se preocupa apenas com a usina, mas como o território em sua volta, como no caso dos municípios lindeiros da Bacia do Paraná 3 e da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, com 54 cidades.

No período da tarde, Vianna se reuniu com embaixador do Brasil na França, Paulo César de Oliveira Campos, que tem apoiado a difusão das iniciativas de Itaipu em toda Europa. O encontro foi para reafirmar a disposição da diretoria atual de Itaipu em manter esses contatos. Os vários compromissos em Paris têm esse objetivo, entre outras finalidades. A ideia é manter Itaipu como uma vitrine de boas práticas sustentáveis, inclusive para visitas de grupos empresariais europeus.

Segundo o embaixador, “Itaipu é uma joia nacional a ser preservada”. O embaixador reiterou o apoio da Embaixada na divulgação em território francês das ações, projetos e recordes obtidos pela binacional.

Vianna avaliou como bastante positiva a agenda dos dois últimos dias na cidade francesa. “Tivemos a oportunidade de mostrar nossos trabalhos e propor parcerias e até mesmo com a possibilidade de um intercâmbio internacional para que grupos interessados venham conhecer e se instalar na nossa região”, disse o diretor.

Outros compromissos

A Itaipu está participando, até quinta-feira (15), da 29ª sessão do Conselho Internacional de Coordenação do Homem e da Biosfera, do Programa MaB – Man and the Biosphere (MAB – ICC), da Unesco.

Nesta quarta-feira (14), a delegação da Itaipu binacional assina adesão à rede mundial de reservas de biosfera. Já reconhecida e premiada pela ONU por sua atuação socioambiental, em especial pelos cuidados com a água, com a adesão, Itaipu poderá se tornar a primeira hidrelétrica incluída na rede mundial de reservas da biosfera.

Já na quinta-feira, será feita a renovação do convênio do Centro Internacional de Hidroinformática, como Centro de Categoria 2 da Unesco. Em 2016, o CIH obteve essa chancela da Rede do Programa Hidrológico Internacional (PHI-Unesco).

(Itaipu Binacional)