1. Home
  2. Notícias

Educadores prestigiam posse da nova diretoria da APP-Sindicato/Foz

Educadores prestigiam posse da nova diretoria da APP-Sindicato/Foz
Mandato da nova gestão será de quatro anos - Foto: Divulgação

Em solenidade marcada pela presença da categoria e por homenagens, a diretoria da APP-Sindicato/Foz foi empossada neste sábado (21), na sede da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil). Assumiram os mandatos de quatro anos, 23 educadores/as eleitos para a direção do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu e os representantes dos municípios da região.

O termo de posse foi lido pela presidente da Comissão Eleitoral Regional, Silvia Polla, e assinado pelos novos dirigentes. O evento coincidiu com o jantar dançante da categoria, confraternização promovida periodicamente. Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia, que reuniu servidores da educação, seus familiares, amigos e convidados.

A nova diretoria tem início em um quadro político complexo. Os últimos anos, de 2015 a 2017, são considerados um dos piores períodos para os educadores da rede estadual, pois acumulam-se medidas do Governo do Paraná contra direitos conquistados, afetando as condições de trabalho dos profissionais da educação e o funcionamento das escolas. 


Cerimônia reunião educadores e convidados - foto Divulgação 

A presidente da APP-Sindicato/Foz, Cátia Castro, ressaltou que a atual conjuntura no Paraná e no Brasil requer a unidade dos educadores. “Passamos pelas divergências de ideias e projetos durante as eleições do sindicato. Agora, vamos fazer a luta conjunta, com a categoria unida em defesa da educação e contra a retirada de direitos”, enfatizou.

Homenagem

Durante a cerimônia de posse, os educadores que deixaram a representação do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu foram homenageados pelo trabalho realizado à frente da entidade nos últimos anos. Um audiovisual foi exibido para relembrar os principais momentos da categoria em que os ex-dirigentes estiveram presentes.

O educador Silvio Borges explicou que a homenagem é um reconhecimento pela atuação dos membros da gestão 2014-2017 na condução das mobilizações da categoria. “É um agradecimento de forma muito afetuosa a esses companheiros que nunca foram liberados ou remunerados para a atividade sindical, que doaram seu tempo livre para as atividades coletivas”, disse.


Integrantes da gestão anterior foram homenageados durante o encontro - foto Divulgação 

Receberam a homenagem da APP-Sindicato/Foz, os educadores Cleo Foletto, Fabiano Severino, Karolina Busnello, Loreni Buche, Louise Souza, Marcos Françoso, Maria Sessi, Miriam Takahashi, Moisés Boscariol, Nívea Maria Grapiglia, Rui Niero e Silvia Polla.

Base unida

No ato de posse, a direção estadual foi representada pela secretária de Administração e Patrimônio da APP-Sindicato, Maria Madalena Ames, que reafirmou a importância da união dos educadores. “Não tem mais chapa um ou chapa dois. Agora, precisamos de todos unidos para enfrentar pelos interesses da categoria”, destacou.

Presidente da APP-Sindicato/Foz até o início de 2017, o pedagogo Fabiano Severino enfatizou o caráter coletivo da luta política dos educadores. “São tempos turbulentos que exigem muito de nós para resistirmos à retirada de direitos. Mas também são períodos de muita generosidade e de aprendizado para todos”, apontou. 

(Assessoria)