1. Home
  2. Notícias

Cassação dos vereadores presos na Operação Pecúlio deve ser decidida nos próximos dias

Cassação dos vereadores presos na Operação Pecúlio deve ser decidida nos próximos dias
Vereadores assumiram mandatos sob protestos e escolta - Reprodução vídeo H2FOZ

O vereador Jeferson Brayner (PRB) tem até o dia 22 de junho para apresentar as respostas aos recursos apresentados por quatro parlamentares iguaçuenses presos durante a Operação Pecúlio. Brayner foi eleito por sorteio na Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal.

Os legisladores tentam reverter o relatório do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que indicou quebra de decoro e cassação dos mandados de Edílio Dall’Agnol (PSC), Darci DRM Siqueira (PTN), Anice Gazzaoui (PTN), Luiz Queiroga (DEM) e Rudinei de Moura (PEN). Apenas Dall’Agnol não recorreu da decisão.

Arranjos da política

Não há descanso para os articuladores políticos da cidade. Passadas as eleições municipais extemporâneas e a composição do secretariado, os arranjos seguem intensos para a ocupação dos espaços públicos por aliados. O neotucano Phelipe Mansur, que disputou o Palácio das Cataratas pela REDE, já dá expediente como assessor do Governo do Estado. Suplente de deputado federal, o Professor Sérgio (PSD) passa a ocupar cargo na Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional.


Foto: Divulgação 

Recurso extra para Foz

A Prefeitura de Foz deve receber R$ 3.226.774,94 referentes ao repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de julho de 2017. A previsão é da Confederação Nacional do Municípios, com base em informações oficiais do Tesouro Nacional. Todos os anos, as gestões municipais recebem em julho e dezembro 1% da arrecadação de Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) como recursos extras.

 
Foto: Divulgação 

Apoio a projetos

As oficinas preparatórias para o banco de projetos do Programa Força Voluntária estão com inscrições abertas. Os interessados devem enviar e-mail para [email protected] A formação é uma oportunidade para as pessoas aprenderem a elaborar propostas de acordo com os requisitos exigidos pelo edital do banco de projetos, iniciativa da Itaipu Binacional que contempla ações sociais de até R$ 30 mil cada.


Foto: Itaipu Binacional 

Conservação integrada

Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio Internacional de Conservação Integrada, promovido em Foz do Iguaçu pelo Parque das Aves e o Conservation Breeding Specialist Group. O encontro acontece em novembro e visa debater experiências, projetos e metodologias de conservação integrada. O simpósio reunirá profissionais especializados do Brasil e de outros países. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas aqui: https://goo.gl/forms/2laRGa8JI3loxGKW2


Foto: Divulgação 

O custo de morar sozinho

Morar sozinho contribuiu para que 34% dos entrevistados extrapolassem o orçamento em alguns meses e 66% não fizessem um controle efetivo de seus gastos. É o que diz a pesquisa inédita sobre endividamento feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Oito em cada dez pessoas que moram sozinhas não se planejam financeiramente para custear as suas despesas, diz o estudo.


Foto: Reprodução 

Livreiros

Empresários livreiros que integram o Núcleo de Livrarias e Sebos da ACIFI participaram de reunião de organização da Feira Internacional do Livro de 2017, prevista para acontecer no mês de setembro. O local da feira literária deve ser alterado devido à reformas na Praça do Mitre, espaço que abriga a cada ano o evento promovido pela Fundação Cultural.


Foto: Acifi