1. Home
  2. Notícias

Decisão sobre mandatos dos vereadores presos na Operação Pecúlio será sábado

Decisão sobre mandatos dos vereadores presos na Operação Pecúlio será sábado
Vereadores respondem a representação por quebra de decoro - Foto: Divulgação

A população de Foz do Iguaçu dever saber no próximo sábado, 1º, o destino dos cinco vereadores presos na Operação Pecúlio. Nesta quarta-feira, 28, a Câmara Municipal iniciou a série de três sessões extraordinárias que tratam do processo de cassação dos mandatos de Edílio Dall’Agnol (PSC), Darci DRM Siqueira (PTN), Anice Gazzaoui (PTN), Luiz Queiroga (DEM) e Rudinei de Moura (PEN).

A primeira sessão do legislativo, nesta quarta-feira, foi destinada à leitura de partes do processo. Na sexta-feira, 30, serão lidos os pareceres dos projetos de cassação. No sábado o plenário decidirá se os cinco parlamentares serão penalizados com a perda dos mandatos por quebra de decoro.

Em bom português

Representantes dos nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) participam em Foz do Iguaçu do 12º Festival de Turismo das Cataratas. Com o fomento ao turismo como foco dos diálogos, as delegações da Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste participam da V Reunião dos Pontos Focais de Turismo da CPLP e a IX Reunião de Ministros de Turismo da CPLP.


Foto: Divulgação 

Unioeste rebate

A reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) distribuiu nota reagindo a informações veiculadas a partir de dados fornecidos pelo Governo Estadual sobre os gastos das instituições de ensino superior. O documento diz que é “irreal” o valor de  R$ 15.797 divulgado como sendo o custo por aluno na universidade. “Considerando que em dezembro de 2016 o número de alunos matriculados foi 10.919, o custo médio mensal de cada aluno da Unioeste em 2016 foi de R$ 2.529,73”, diz a nota da reitoria.


Foto: Carlos Sossa

Sem fiança

A depender da deputada federal Christiane Yared (PR-PR), motorista sob efeito de álcool que cause acidentes com mortes não terão direito à fiança. A parlamentar paranaense protocolou esta semana na Câmara dos Deputados o PL nº 7950/17, que propõe a alteração dos artigos 323 e 325 do Código de Processo Penal.


Foto: Divulgação 

Braços cruzados

Em Foz do Iguaçu, a greve geral nesta sexta-feira, 30, contra as reformas do Governo Federal, deve paralisar as atividades nas escolas das rede estadual e municipal, centros de educação infantil (CMEIs), transporte coletivo e outros serviços públicos.


Foto: Carlos Sossa

Cuidadores do meio ambiente

A Itaipu Binacional, por intermédio do Coletivo Educador dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), reuniu gestores de educação ambiental da região em Santa Helena nesta quarta-feira, 28, para mais uma atividade de formação.  O Tratado de Educação Ambiental, a Carta da Terra e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estiveram em pauta.


Foto: Divulgação 

Arte a céu aberto

A artista plástica Joseane Ricci Hermann prendeu olhares e trocou emoções com público que conferiu o seu trabalho artístico exposto durante o projeto “Arte na Calçada”. A iniciativa, que pretende transformar em espaço cultural o trecho da via pública da Rua Almirante Barroso em frente ao ponto de ônibus do Colégio Bartolomeu Mitre, foi idealizada pela empresária Florita Palmar Figueiredo, da loja Avatim Foz.


Foto: Divulgação