1. Home
  2. Notícias

Abono salarial referente a 2015 deve ser sacado até quinta-feira

Abono salarial referente a 2015 deve ser sacado até quinta-feira
Ministério do Trabalho informa que período não será prorrogado - Foto: Reprodução

H2FOZ - Paulo Bogler

O MTE (Ministério do Trabalho) informa que o prazo para sacar o abono salarial referente ano ano-base 2015 termina nesta quinta-feira (28). Cerca de 1,4 milhão de trabalhadores ainda não haviam sacado o benefício no final de novembro. Conforme o órgão governamental, o período de saques não será prorrogado.

O abono é pago a pessoas inscritas nos programas PIS e PASEP há pelo menos cinco anos. Para receber o benefício, é obrigatório ter a carteira assinada por pelo menos trinta dias no ano de referência. Para não ter problemas para o trabalhador, o empregador deve ter informado corretamente os dados do funcionário na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Os valores do benefício vão de R$ 79 a R$ 937, conforme os meses trabalhados em 2015. O MTE orienta que os trabalhadores com vínculo formal (carteira assinada) naquele ano e que tenham cinco anos ou mais de inscrição no PIS/PASEP procurem as agências bancárias para receber o abono salarial.

Trabalhadores da iniciativa privada vinculados ao PIS devem procurar a Caixa Econômica Federal ou as agências lotéricas. Os funcionários públicos inscritos no PASEP devem procurar o Banco do Brasil.

Para conferir se possuem direito ao saque, os trabalhadores podem acessar o site do ministério CLIQUE AQUI. É preciso ter em mãos os números do CPF ou do PIS/PASEP do beneficiário. A central de atendimento do Ministério do Trabalho, que funciona por meio do número 158, também pode confirmar a existência do abono salarial

(Com informações do Ministério do Trabalho)