1. Home
  2. Notícias

31 de janeiro é aniversário da passagem de Cabeza de Vaca pela fronteira

31 de janeiro é aniversário da passagem de Cabeza de Vaca pela fronteira
Espanhol é considerado o primeiro homem branco a ver as Cataratas - Foto: Divulgação

No dia 31 de janeiro de 1542, o aventureiro espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca admirou as Cataratas do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina. De acordo com os relatos históricos, foi ele o primeiro homem branco a contemplar a atração, que mais tarde seria parte essencial do Parque Nacional do Iguaçu, depois ganharia o reconhecimento de Patrimônio Natural da Humanidade e, por último, o título de Maravilha Mundial da Natureza.

Por ironia do destino, em 1542, Cabeza de Vaca descobriu tudo isso acidentalmente. As Cataratas do Iguaçu surgiram no meio do caminho dos aventureiros, quando eles desciam o Rio Iguaçu em uma canoa para chegar a Assunção, capital do Paraguai. Da passagem dele pela região ficaram algumas histórias e reflexões, entre elas a de concluir que a América era um continente.


Marco das Três Fronteiras mantém memorial dedicado a Cabeza de Vaca - foto Divulgação 

Como forma de valorizar este registro histórico, o Marco das Três Fronteiras fez dupla homenagem ao Cabeza de Vaca:

Memorial Cabeza de Vaca – Uma sala, localizada no interior do Marco das Três Fronteiras, convida os visitantes para uma viagem de cinco minutos em uma projeção tecnológica que narra com detalhes a riquíssima história da formação deste que é um dos lugares mais singulares do mundo. A experiência sensorial possibilita o envolvimento do visitante com a formação cultural, histórica, política e geológica desta região.

Restaurante Cabeza de Vaca – O estabelecimento, com visão especial para a Argentina e o Paraguai, reúne o melhor da gastronomia regional com área temática climatizada, integrada à natureza e à paisagem local. A casa é inspirada e também homenageia o desbravador espanhol. A sua arquitetura faz parte do conjunto da Vila Cenográfica do Marco das Três Fronteiras.

Clique para baixar mais fotografias do memorial e do restaurante

Serviço:
Memorial Cabeza de Vaca
Aberto diariamente das 10h às 22h
Restaurante Cabeza de Vaca
Aberto diariamente das 16h às 23h

Comunidade:
Moradores de Foz do Iguaçu são isentos da cobrança de ingresso, mediante a apresentação de comprovante de residência e documento com foto.

Ingresso, informações:
www.marcodastresfronteiras.com.br
(45) 3132-4100

(Assessoria)