1. Home
  2. Fotos

Vilson Machado

Detalhes expostos ou escondidos pelo obturador
Não é só a luz que permite belas imagens. A sombra delineia formas e permite que nossa imaginação componha o resto. Como nas fotos de Vilson Machado, onde o sol fica escondido pelas árvores, pelo gado e pelos edifícios. O que salta aos olhos são justamente os detalhes que a luz omite.

A expressão do pescador com sua rede é indecifrável, o que nos faz olhar mais de perto para tentar descobrir esse enigma. Mesmo sem conseguir definir muito bem onde começa e termina a praia na outra foto, observamos como o espelho de água torna a trilha de árvores infinita, fazendo, então, com que esse paraíso não tenha começo ou fim.

E, ao mesmo tempo que Machado nos deixa divagar sobre o que a sombra esconde, em outras imagens, os detalhes são gritantes e gigantescos. Como é o caso do orvalho no ramo. Algo tão comum em dias de frio, que muitas vezes deixamos de notar, exibe uma variação de cores em uma única gota. Ou até mesmo a pinha, tão normal no estado, que nos presenteia com essa forma de flor cor de fogo. Vendo assim, nem dá vontade de comer o pinhão, só para deixá-la intacta.

Fotógrafo desde os 14 anos, Vilson Machado captura momentos que desperta sensações de tranquilidade e sossego. Na fotografia do morro, névoa e sol resgatam lembranças do inverno, época tão boa para aproveitar o lar e a companhia de alguém.

Esse é o segundo ensaio que Machado cede ao H2FOZ. No primeiro, o foco é a Tríplice Fronteira. Suas imagens sobre as belezas da Terra das Cataratas já foram capas de livros, revistas, jornais nacionais e internacionais. Clique aqui para ver o primeiro trabalho exposto no Portal.

(Portal H2FOZ - Letícia Lichacovski)