1. Home
  2. Fotos

Nilton Quoirin

Que as Cataratas e a Itaipu são maravilhas de Foz, todos sabem e percebem. Difícil um iguaçuense não ter no álbum de fotos uma imagem desses atrativos. E quando parece que já os vimos de todos os jeitos possíveis, surge um novo.

As fotos do engenheiro eletricista Nilton Ramos Quoirin tem uma técnica que parece deixar as quedas e a usina num aspecto de sonho. Talvez até como se estivéssemos no País das Maravilhas de Alice, ou em Pandora, mundo de Avatar.

Nilton veio para Foz em 2006 e tem a fotografia somente como hobby. Por onde passa, faz questão de registrar e postar na internet (www.flickr.com/photos/quoirin). A paixão pela arte o fez ajudar o Foto Clube Cataratas do Iguaçu, que reúne fotógrafos amadores da cidade.

A técnica usada por ele é a HDR (High Dynamic Rage, ou Grande Alcance Dinâmico). Para dar o efeito desejado, mescla-se três ou mais fotos do mesmo assunto com diferentes valores de exposições (super-expostas, fotos sub-expostas e uma foto feita com a fotometria normal).

Às vezes, a vista mais parece uma ilustração do que a própria realidade. Ao mesmo tempo, as cores nunca pareceram tão reais e tão próximas ao que vemos quando estamos no local. O mesmo com a textura do asfalto e da cristalinidade das águas.

___________________________
Portal H2FOZ - Letícia Lichacovski
www.twitter.com/leca_dpaula