1. Home
  2. Fotos

Lágrimas de São Pedro

A exposição “Lágrimas de São Pedro”, do artista Vinícius S.A., ressalta a importância de Foz do Iguaçu como local privilegiado por este recurso natural, matéria-prima principal da mostra.
"Lágrimas de São Pedro" simula uma chuva que paira sobre o ar e sua relação com o homem nordestino. Seca e fé são lembradas nos cântigos de louvor a São José, padroeiro do Ceará e tido como o provedor das chuvas pelo povo do Nordeste. São Pedro, por sua vez, também aparece na proposta como aquele que controla o tempo.
O artista
Vinícius Silva de Almeida (Vinícius S.A.) tem 30 anos, vive e trabalha em Salvador. Graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, foi residente no programa do Kulturamt a convite do governo de Frankfurt, Alemanha.

Seu interesse pelas ciências exatas o fez desenvolver uma linguagem própria, que alia o pensamento científico e práticas manuais e de baixa tecnologia a proposições de poéticas visuais.

Outras obras do artista foram premiadas em renomados salões e bienais, a exemplo do “Objeto Óptico #02”, que recebeu o prêmio de residência artística internacional no 15º Salão da Bahia; a instalação “Sorria, você está sendo filmado!”, premiada no Salão Regional de Artes Visuais da Bahia; e “O Pulso da Bienal”, importante obra do artista que recebeu menção especial na 8ª Bienal do Recôncavo.

Exposição “Lágrimas de São Pedro” e mostra “Fluidos”
Local: Ecomuseu de Itaipu
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6001. Ingressos no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), para turistas em geral.
Visitação: de 21 de março de 2014 a 18 de maio de 2014
Horários: das 8h às 17h, de terça a domingo.
Entrada franca para moradores da região, mediante documento de comprovação.
Classificação indicativa: livre.