![Vereadores já apresentaram enxurrada de indicações, quase 300](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/vereadores-enxurrada-indicacoes-quase-300-750x430.jpg)
Em pouco mais de um mês da nova legislatura, os vereadores de Foz do Iguaçu já apresentaram uma “enxurrada” de indicações, 298 no total. São sugestões ao prefeito, sem que o gestor tenha a obrigação de executar.
LEIA TAMBÉM:
Câmara ‘enterra’ denúncia sobre assessor irregular sem passar pelo plenário
Ex-vereadores voltam à Câmara como assessores e com salário de R$ 11,1 mil
Melhorias, recapeamento e tapa-buraco são assuntos recorrentes. Igualmente, manutenção de boca de lobo, instalação de lombadas, semáforos, redutores de velocidade e de placas de sinalização.
Há indicações em que os vereadores se diferenciam. Exemplos são os pedidos para isenção de IPTU a quem plante árvores no imóvel ou instale painel fotovoltaico.
E tem o edil que é exclusivo em seus pedidos. Um deles solicita que o município fique com a Ilha Acaray. É uma indicação sem qualquer viés estatizante: o objetivo é, depois, entregá-la à iniciativa privada para exploração turística.
Irrepetível também é a reivindicação, específica, para a abertura do portão da pista de atletismo. É um pleito feito via instrumento legislativo previsto no regimento interno da Câmara de Foz do Iguaçu, que passou pela equipe técnica do Legislativo e foi parar no plenário. São os trâmites.
Algumas indicações vão de carona. Uma das sugestões é para a reabertura do trevo do CTG Charrua, tema tratado desde o ano passado por Silva e Luna, antes de vestir a faixa de prefeito. Outra pede o pagamento do piso salarial do magistério, que é lei e integra a pauta entre o sindicato e o município.
As matérias legislativas podem ser acompanhadas aqui.
Indicações da vereança
Em legislaturas anteriores – repete-se, legislaturas anteriores, não quer dizer que a prática persista –, vereadores faziam indicações principalmente de obras e projetos que já estavam previstos ou em planejamento. Quando ocorria a execução, anunciavam como resultado do mandato de vereança.
Vereador não faz obra nem possui atribuição executiva. As principais responsabilidades dos edis são fiscalizar as ações da prefeitura, bem como a aplicação dos recursos e qualidade dos serviços à população, e propor e votar leis que atendam à coletividade.
Peça via eOuve
O morador de Foz do Iguaçu que não conta com a proximidade de um vereador, ou que queira encurtar distância, pode solicitar serviços públicos municipais por aplicativo. É o eOuve.
Conforme a prefeitura, a ferramenta garante eficiência e agilidade nas respostas. Os pedidos podem ser feitos pela página oficial da prefeitura, pelo aplicativo eOuve ou pelo telefone 156.