Eleições 2024: jovens que completaram 15 anos já podem tirar o título de eleitor

TRE anunciou outras funcionalidades que tornam o cadastro eleitoral cada vez mais inclusivo.

Apoie! Siga-nos no Google News

As próximas eleições – que elegerão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores – ocorrem apenas em 2024, mas os jovens que completaram 15 anos e desejam votar pela primeira vez já podem garantir o seu título eleitoral. Para isso, basta comparecer ao cartório eleitoral de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Em Foz do Iguaçu, a sede está localizada na Avenida Costa e Silva, 1.599.

O título eleitoral pode ser tirado por todas as pessoas acima de 15 anos até maio de 2024. Na idade de 16 e 17 anos, o voto é facultativo, sendo obrigatório apenas para quem tem entre 18 e 70 anos, conforme o artigo 14 da Constituição federal.

E essa não é a única novidade. O cadastro eleitoral agora possibilita às pessoas informar identidade de gênero, nome social, raça ou cor, múltipla filiação e outros dados. Isso permite traçar um panorama realista e humano do eleitorado.

Conheça alguns recursos inclusivos:

  • Raça ou cor: a pessoa pode identificar-se como amarela, branca, indígena, parda ou preta.
  • Múltipla filiação: permite incluir o nome de até dois pais e duas mães no cadastro eleitoral (se os dados coincidirem com os registrados no documento de identidade).
  • Nome social: assegura o direito de a pessoa travesti ou transgênero identificar-se pelo nome com o qual se reconhece socialmente (a autodeclaração do indivíduo já é suficiente, não sendo necessário apresentar documentação).
  • Identidade de gênero: a pessoa pode escolher a opção “cisgênero” (se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu), “transgênero” (caso se identifique com sexo biológico diferente do com o qual nasceu) ou “prefiro não informar”.
  • Linguagem: o eleitorado pode selecionar Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou língua indígena. É possível ainda declarar-se intérprete de Libras para poder auxiliar as pessoas com deficiência auditiva na eleição.

Em caso de dúvidas, o eleitor pode acessar o Disque-Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) pelo número 0800 640 8400 (ligação gratuita) ou via WhatsApp (41) 3330-8500.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.