O prefeito eleito Joaquim Silva e Luna (PL) anunciou a criação da Secretaria da Mulher em Foz do Iguaçu, em sua gestão, a partir de 1.º de janeiro. Quem assumirá a pasta é a líder comunitária Noemi Giehl, comunicou.
A secretária, disse, será responsável por promover políticas públicas voltadas à saúde, segurança e empreendedorismo das mulheres. Um dos enfoques deverá ser a ampliação de programas de saúde preventiva.
A nova estrutura municipal ainda deverá operar para o fortalecimento de parcerias para proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. E à criação de políticas quem fomentem a “conquista de independência financeira” feminina.
Ao anunciar a nomeação, o prefeito eleito afirmou que “Noemi traz uma visão focada na transformação e no fortalecimento da presença feminina em todas as esferas da sociedade”. Também destacou o que considera ser capacidade de mobilização e organização da indicada.
“Tenho confiança de que ela conduzirá a Secretaria da Mulher com o foco necessário para atender as mulheres iguaçuenses em suas necessidades mais urgentes”, mencionou Silva e Luna. “Desde a proteção contra a violência até a criação de oportunidades de crescimento econômico.”
Já Noemi Giehl disse receber a indicação com responsabilidade e motivação. “Nosso objetivo é oferecer saúde de qualidade, garantir proteção contra qualquer tipo de violência e promover a autonomia feminina por meio do empreendedorismo.”
Perfil
Conforme a assessoria do prefeito eleito, Noemi Giehl é uma líder que se destaca pela atuação em projetos sociais e capacidade de mobilização, bem como em ações “como o acolhimento e a proteção de mulheres, alinhando-se a iniciativas como o programa Maria da Penha e estruturas de apoio em Foz do Iguaçu”. Ela é formada em educação física.