Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), na última segunda-feira (22), projeto de lei de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), tendo como foco o trabalho dos motoristas de aplicativo nas cidades paranaenses.
Leia também:
Perimetral Leste: boletim indica 35% de execução da obra em Foz do Iguaçu
A iniciativa cria uma campanha permanente de incentivo aos municípios, com palestras, eventos e outras atividades, para destacar a importância da implementação de ações como a criação de vagas de embarque e desembarque de passageiros e pontos de apoio para os profissionais que trabalham para plataformas como Uber, 99 e Cabify.
“Protestos recentes em cidades como Londrina evidenciaram a necessidade urgente de medidas que melhorem as condições de trabalho desses profissionais, especialmente em relação à infraestrutura de apoio”, destaca o propositor, citado pela assessoria da ALEP.
Uma das reivindicações mais comuns dos condutores é a instalação de áreas para descanso e estacionamento temporário, com equipamentos de higiene e sanitários individuais, em locais próximos a pontos com alta demanda, como rodoviárias, aeroportos e hospitais.
Além de incentivar os municípios para a tomada de ações, a campanha propõe fomentar parcerias entre os setores público e privado para a manutenção de bolsões e implementação de vagas específicas para embarque e desembarque de passageiros em endereços estratégicos.
“Isso não apenas visa a melhorar a experiência dos usuários, mas também reduzir impactos no trânsito e garantir maior segurança para motoristas, passageiros e pedestres”, avalia o deputado.
A tramitação da matéria no Legislativo começará em agosto, após o retorno do recesso parlamentar. Em cidades como Foz do Iguaçu, os motoristas de aplicativo representam parcela importante dos deslocamentos diários de moradores e turistas.
Comentários estão fechados.