O mirante central da usina de Itaipu foi o cenário, na noite dessa terça-feira (28), para a cerimônia de posse dos quatro novos diretores nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na binacional do Rio Paraná. Com o ato, a única diretoria brasileira que está vacante é a Financeira, cuja titularidade deverá ser definida nos próximos dias.
Leia também:
Lula e Marito prestigiam posse de Enio Verri como diretor brasileiro de Itaipu
Foram empossados Renato Soares Sacramento, diretor-técnico-executivo; Luiz Fernando Delazari, diretor-jurídico; Carlos Carboni, diretor de Coordenação; e Iggor Gomes Rocha, diretor-administrativo. No cargo desde o dia 16, o diretor-geral brasileiro, Enio Verri, prestigiou o evento e reforçou o compromisso de Itaipu com Foz do Iguaçu e região.
“Eu confio muito na história destes colegas que vão assumir o comando da Itaipu comigo. Nós fomos indicados pelo presidente, somos políticos com sólida formação técnica, estamos aqui para fazer uma política de gestão que proporcione a melhor energia e com preço justo”, discursou Verri, citado pela assessoria da binacional.
Currículos dos novos diretores:
Iggor Gomes Rocha (diretor-administrativo)
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É especialista em Direito Administrativo e mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com período de Legal Studies na Fordham Law School (Fordham University, Nova Iorque – EUA), e possui MBA em Empreendedorismo. Advogado, ele foi assessor parlamentar no Congresso Nacional, além de professor universitário e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Carlos Carboni (diretor de Coordenação)
Graduado em Direito pela Universidade Paranaense (Unipar), cursa MBA em Gerenciamento de Processos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É advogado e tem vasta experiência em cargos públicos. Foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, gerente regional da GEAP Saúde – em Curitiba, chefe de Gabinete na Casa Civil da República – em Brasília, e também chefe da Unidade Avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) – em Francisco Beltrão (PR). Entre janeiro de 1997 e dezembro de 2004, ocupou cargos eletivos de vice-prefeito e vereador no município de Capanema (PR).
Luiz Fernando Ferreira Delazari (diretor-jurídico)
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é especialista em Gestão de Compliance pelo Instituto Insper e mestre em Direito Constitucional pela Unibrasil. Foi promotor de justiça no Ministério Público do Estado do Paraná e secretário de estado da Segurança Pública do Paraná, além de assessor jurídico parlamentar no Senado Federal. Desde janeiro de 2010 é sócio da Luiz Fernando Delazari Sociedade de Advogados. Entre 2007 e 2010, foi membro de dois Conselhos de Administração: o da Centrais Elétricas do Rio Jordão S/A (Elejor) e o da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). No mesmo período, presidiu o Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Centran).
Renato Soares Sacramento (diretor-técnico-executivo)
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com curso de extensão em Otimização de Sistemas Hidrotérmicos, patrocinado pela Eletrobras, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe-UFRJ) e na Universidade de Waterloo – no Canadá. Com mais de 40 anos de experiência em empresas de energia elétrica, trabalhou na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e nas Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras), onde foi diretor interino de Geração. Exerceu cargos técnicos e funções de gerência nas áreas de planejamento e programação da operação energética, contabilização e comercialização de energia elétrica, além de coordenar grupos e comitês técnicos em órgãos de coordenação da operação energética dos Sistemas Interligados Nacional (GCOI), dos Sistemas Isolados (GTON e CCON) e do Sistema Eletrobras-Itaipu-Ande (CECOI e CADOP). Participou, como representante da Eletrobras, em tratativas bilaterais entre o Brasil e o Paraguai relativas ao Tratado de Itaipu.
[…] […]
[…] Leia também:Novos diretores nomeados por Lula tomam posse na usina de Itaipu […]
[…] Leia também:Novos diretores nomeados por Lula tomam posse na usina de Itaipu […]