Foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (6), a nomeação de seis dos sete brasileiros integrantes do Conselho de Administração de Itaipu Binacional, instância mais alta da empresa criada para administrar a hidrelétrica do Rio Paraná. Os nomes contam com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia também:
Novos diretores nomeados por Lula tomam posse na usina de Itaipu
Os novos conselheiros são o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; o ministro da Casa Civil, Rui Costa dos Santos; e o ex-secretário de Saúde do Paraná Michele Caputo Neto. O chanceler Mauro Luiz Iecker Vieira é o novo representante do Ministério das Relações Exteriores.
Em paralelo, foram exonerados os até então conselheiros Fernando Simas Magalhães, Célio Faria Júnior, Bento Costa Lima de Albuquerque Junior, José Carlos Aleluia Costa, Adolfo Sachsida, Maria Aparecida (Cida) Borghetti e Carlos Alberto Franco França, escolhidos durante a gestão de Jair Bolsonaro.
Os mandatos dos novos conselheiros terão validade até 16 de maio de 2024, podendo ser renovados. O Conselho de Administração de Itaipu é composto por 12 integrantes nomeados pelos governos do Brasil e do Paraguai (seis brasileiros e seis paraguaios), além de dois representantes dos ministérios das Relações Exteriores, um de cada país.
Comentários estão fechados.