Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Itaipu Binacional, ao lado da Petrobras, é um modelo de empresa que deu certo no Brasil. A declaração foi dada em entrevista à Rádio T, rede paranaense que conta com 34 emissoras afiliadas.
Leia também:
Governo Lula institui Política Nacional de Fronteiras
Na conversa com o jornalista João Barbiero, Lula destacou que Itaipu “está paga” e “praticamente só [gera] lucro e manutenção”, defendendo o uso de recursos da diretoria brasileira para investimentos na área social.
“Quando temos uma empresa pública, mesmo sendo binacional, que tem volume de rentabilidade, é preciso que você utilize uma parte desse dinheiro dando ao povo melhor qualidade de vida”, afirmou. “Itaipu tem condições de fazer muita coisa a nível nacional.”
Lula citou exemplos como o apoio da binacional a cooperativas e pequenos e médios produtores, no âmbito do programa Itaipu Mais que Energia, lançado na atual gestão, capitaneada pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri.
O presidente destacou, ainda, a retomada das obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que serão finalizadas com recursos de Itaipu.
O trabalho de Enio Verri, que assumiu em março de 2023, foi elogiado por Lula. “Enio tem sido uma surpresa extraordinária, tem muita competência, lealdade, discernimento e muita vontade de fazer política social”, apontou.
A entrevista do presidente à Rádio T pode ser vista, na íntegra, no canal da Presidência do Brasil no YouTube.
Comentários estão fechados.