Deputado Enio Verri é indicado como novo diretor-geral brasileiro de Itaipu

Natural de Maringá, Verri é deputado federal pelo PT; parlamentar foi recebido pelo presidente nesta quinta-feira (26), em Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o deputado federal paranaense Enio Verri, do Partido dos Trabalhadores (PT), para o cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional. A entidade, cuja sede brasileira fica em Foz do Iguaçu, administra a hidrelétrica mantida em conjunto com o Paraguai nas águas do Rio Paraná.

Leia também:
Ponte da Integração: tráfego de caminhões será liberado em abril

Nesta quinta-feira (26), Verri esteve em Brasília para encontro com Lula no Palácio do Planalto. A reunião também teve a participação de Gleisi Hoffmann, presidente do PT e ex-diretora-financeira da binacional, e Arilson Chiorato, presidente do PT no Paraná. No final da tarde, o deputado publicou, em seus perfis nas redes sociais, mensagem confirmando a indicação.

“Sinto-me honrado do presidente Lula escolher meu nome para assumir essa nova missão”, escreveu. “Itaipu tem um papel importantíssimo no planejamento do governo brasileiro, que é promover e financiar ações que tragam avanços econômicos, tecnológicos e sociais para o Paraná e o Brasil. E, ainda, ser um vetor de modernização e democratização do setor energético.”

“Aceito esse desafio para contribuir com o projeto de Lula para Itaipu e para o país. Já tinha afirmado anteriormente, estou no PT há 40 anos e sempre defendi que os interesses coletivos se impõem ao individual. E, hoje, esse projeto coletivo é a reconstrução do Brasil. E Itaipu faz parte desse grande projeto”, afirmou o parlamentar.

Publicação no Instagram do deputado

A escolha foi comemorada por Arilson Chiorato, em declarações ao H2FOZ. “É uma pessoa madura, bem preparada, intelectualmente bem evoluída e tem condições de fazer um grande trabalho. Parabéns para o Enio e para o governo do presidente Lula, que acerta na escolha. É um grande quadro do PT e da política paranaense, com muita técnica também presente”, afirmou.

Quem é Enio Verri?

Natural de Maringá, Enio José Verri tem 61 anos, é formado em Economia e possui os títulos de mestre e doutor. Na política partidária, é filiado ao PT desde 1985. Entre 2007 e 2015, exerceu dois mandatos de deputado na Assembleia Legislativa. Desde então, é um dos integrantes da bancada do Paraná na Câmara dos Deputados em Brasília.

Para assumir o cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu, o deputado terá de renunciar ao novo mandato conquistado em outubro, tendo como suplente imediato Elton Welter, de Toledo. Os nomes dos demais diretores e conselheiros serão confirmados apenas após a oficialização de Verri no Diário Oficial da União.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Itaipu Binacional: nomeação de Enio Verri é publicada no Diário Oficial

    […] data da posse do novo diretor, cuja indicação ocorreu no final de janeiro, ainda não está definida, devendo ser anunciada nos próximos dias. Em 25 de fevereiro, Verri […]

Comentários estão fechados.