Deputado do PT acusa Bolsonaro de fake news sobre a fronteira

Falas do ex-presidente trazem prejuízos à comunidade árabe das Três Fronteiras e para o turismo de Foz do Iguaçu, afirma o parlamentar.


Para o deputado federal Zeca Dirceu (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) difunde fake news, notícias falsas, sobre Foz do Iguaçu e a fronteira trinacional. A região conecta Argentina, Brasil e Paraguai.

Em entrevista à imprensa, Bolsonaro disse que, se fosse eleito presidente para um segundo mandato, permitiria a instalação de uma base militar na fronteira. O agente político está inelegível atualmente.

Ao referir-se à região, alegou suposta presença de “terroristas”, sem mencionar fontes ou provas. “Eu vou permitir que seja instalada uma base militar dos EUA ali”, verbalizou.

“Ele [Bolsonaro] está desesperado e propaga agora mais notícias falsas”, rebateu Zeca Dirceu, via assessoria. Para o parlamentar, o ex-presidente não se preocupa com a repercussão negativa de suas declarações.

Na avaliação do deputado, as falas do líder nacional do PL trazem prejuízos à comunidade árabe das Três Fronteiras e ao turismo de Foz do Iguaçu. O setor é um indutor econômico para a cidade e a região.

Fronteira trinacional

Os árabes têm um vínculo histórico com Foz do Iguaçu, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e cultural. A comunidade, formada de libaneses, palestinos e outras nacionalidades e descendências, é a segunda maior do país.

Narrativas de que a fronteira abrigaria terroristas são vencidas, requentadas vez ou outra. A difamação da região ganhou maior dimensão a partir do 11 de Setembro, nos anos 2000, sem que até hoje haja provas sobre as alegações.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.