Na ACIFI, parlamentar apresentou iniciativas em prol do desenvolvimento de Foz do Iguaçu e região.
Os avanços e desafios para o desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu, do Oeste e das Três Fronteiras. Esse foi o tema central do encontro entre o deputado federal Vermelho (PL) e os conselheiros e diretores da ACIFI. A reunião ordinária do Conselho Superior ocorreu nessa segunda-feira, 26, de forma presencial e on-line.
O presidente do Conselho Superior da ACIFI, Rodiney Alamini, e o diretor de Comércio Exterior da ACIFI, Mario Camargo, conduziram o debate, promovido sob dois eixos: tratativas para o aumento do efetivo local do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e atualizações sobre o processo de licitação do novo porto seco multimodal.
Em nome da Associação Comercial e Empresarial de Foz, Mario Camargo agradeceu todo o empenho do parlamentar em Brasília. “Graças ao deputado Vermelho, tivemos portas abertas na Presidência da República e Esplanada dos Ministérios pela primeira vez nos últimos anos. Vimos um mandato de resultados”, afirmou o dirigente.
Mario Camargo parabenizou o deputado federal por ações como a série de audiências, neste ano, com os ministros Paulo Guedes (Economia) e Marcos Montes (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); secretário-especial da Receita Federal do Brasil, Julio Cesar Vieira Gomes; e secretário-adjunto da Receita Federal, Jackson Corbari.
“A gente defende o desenvolvimento da economia, em áreas como transporte, logística, comércio, turismo e agricultura, com unhas e dentes. Participei de comissões e frentes parlamentares estratégicas ligadas aos setores em todos esses anos do mandato. A contratação de servidores federais para a região depende de articulação permanente”, ressaltou o deputado federal.
R$ 1,1 bilhão em obras estruturantes para Foz
Em sua prestação de contas, o deputado federal Vermelho destacou os avanços obtidos em várias frentes da atuação parlamentar, em especial na busca de soluções para os entraves fronteiriços; defesa de obras estruturantes; e recursos obtidos a partir de emendas parlamentares e projetos de lei.
Foz do Iguaçu é a cidade que mais recebeu recursos do governo federal. Obras estruturantes financiadas pela Itaipu Binacional já somam mais de R$ 1,1 bilhão, entre elas a construção da Ponte da Integração, Perimetral Leste, ampliação do Aeroporto Internacional Cataratas, duplicação da BR-469, entre outras conquistas.
Em relação ao transporte de cargas e mercadorias na região trinacional, uma das propostas é estabelecer aduana livre (seria a passagem livre e direta dos caminhões), afastando a fiscalização para outros pontos do município. Nesse sentido, busca-se estabelecer modelos multimodais (rodoviário, aeroviário, ferroviário e hidroviário).
Ao manifestar-se pela continuidade da parceria com o governo federal, o deputado federal Vermelho reforçou a defesa e viabilização de recursos para projetos como o ramal da Ferroeste para Foz, porto seco intermodal, estradas-parques, legalização dos jogos e cassinos, arena multiuso e iluminação da BR-277.
Mais pautas – Durante a reunião do Conselho Superior da ACIFI foram discutidas outras pautas de interesse da comunidade. Uma delas é a realização da Campanha de Natal Show de Prêmios da ACIFI (que está em fase de adesão das empresas).
Outro assunto apresentado foi a abertura das inscrições para o 5.º Congresso Empresarial Paranaense e a 32.ª Convenção Anual da Faciap, que ocorrerão em novembro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.
Comentários estão fechados.