Comunidade árabe do Paraná é homenageada na Assembleia Legislativa

Foz do Iguaçu é a cidade do estado com maior presença de imigrantes oriundos de países como Líbano e Síria.

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) promoveu, na noite dessa segunda-feira (22), sessão solene em homenagem aos 76 anos da Sociedade Árabe Brasileira Beneficente e aos 16 anos do Dia Nacional da Comunidade Árabe Brasileira.

Leia também:
Frente parlamentar da ALEP fiscaliza pedágios nas rodovias do Paraná

O evento foi proposto por dois deputados com ancestralidade árabe, Alexandre Curi (PSD) e Hussein Bakri (PSD). O objetivo foi reconhecer as contribuições da comunidade árabe para a sociedade paranaense.

Bakri, especificamente, recordou que Foz do Iguaçu conta com o segundo maior contingente de imigrantes vindos de países como Líbano e Síria, atrás apenas de São Paulo. A presença árabe na cidade, visível em todos os segmentos, é marcante.

“Tenho um orgulho imenso da força do povo árabe, da trajetória de luta, da ajuda na construção e no desenvolvimento do Brasil. São mais de 15 milhões de imigrantes e descendentes em nosso país, marcando presença importante na nossa cultura, gastronomia e música”, destacou o deputado, citado pela assessoria da ALEP.

A programação da sessão incluiu entrega de homenagens a integrantes da comunidade árabe no Paraná, e apresentação do trio Alma Síria, formado por músicos que chegaram a Curitiba em 2014, fugindo da guerra civil no país de origem.

Na região de Foz do Iguaçu, a maior parte da imigração ocorreu entre as décadas de 1970 e 1990, com a chegada de comerciantes e outros trabalhadores de origem libanesa, atraídos pelas oportunidades de negócios na fronteira com o Paraguai.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.