Lula sinaliza retomada das obras do campus da Unila em Foz do Iguaçu

Presidente sobrevoou o prédio abandonado do Campus Niemeyer em sua visita à cidade nesta quinta-feira (16).

Ao visitar Foz do Iguaçu para participar da cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, na manhã desta quinta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou, de helicóptero, as estruturas inacabadas do Campus Niemeyer, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Leia também:
Lula e Marito prestigiam posse de Enio Verri como diretor de Itaipu

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o complexo de edifícios, localizado no antigo canteiro de obras de Itaipu, está com a construção paralisada desde 2014, após disputas judiciais entre o governo e o Consórcio Mendes Júnior/Schahin, vencedor da licitação orçada em R$ 241 milhões. Os trabalhos foram interrompidos com 42% de execução.

Ao discursar durante a posse do diretor Enio Verri, Lula sinalizou uma possível retomada das obras. “Eu fico com muita tristeza quando vejo, e eu passei de helicóptero na ida e vou passar ali de novo na volta, o prédio abandonado da Unila”, revelou. “Nosso compromisso com o povo brasileiro, primeiro, é que nós vamos reconstruir a Unila.”

Momentos mais tarde, a assessoria do presidente postou, no perfil de Lula na rede social Twitter, mensagem com conteúdo similar.

“Sobrevoei hoje a Unila, uma universidade que criamos para que tivéssemos um currículo latino-americano. E fiquei muito triste quando passei agora, porque parece um prédio abandonado. Parece que nada foi feito depois de eu ter deixado a presidência. Nós vamos reconstruir a Unila”, diz a postagem.

Vista das obras inacabadas, conforme imagens de satélite do serviço Google Earth
Vista das obras inacabadas, conforme imagens de satélite do serviço Google Earth

Desde sua criação, em 2010, a Unila tem utilizado instalações alugadas, tanto para as atividades letivas como para o setor administrativo. O primeiro edifício próprio da universidade, na Avenida Tancredo Neves, foi inaugurado em janeiro de 2023, o que permitiu reduzir parte das despesas anuais com locação de imóveis.

Em setembro de 2022, o então candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, gravou vídeo em frente às obras inacabadas, associando o adversário Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT) a escândalos de corrupção. Na época, a reitoria da Unila emitiu uma nota sobre a situação do campus, que pode ser lida, na íntegra, clicando aqui.

Maquete do projeto original do campus, desenvolvido por Oscar Niemeyer e equipe
Maquete do projeto original do campus, desenvolvido por Oscar Niemeyer e equipe

Reitoria

À tarde, a assessoria da Unila divulgou posicionamento do reitor Gleisson Brito, que se declarou satisfeito com a citação do presidente à universidade e salientou que há várias pautas para discutir com o governo federal, como a necessidade de completar o quadro de professores.

Sobre a obra paralisada do campus, Brito disse que “a Unila fica feliz com a fala do presidente e está pronta para recebê-lo e apresentar todas as propostas e resoluções que foram construídas nos últimos anos. Já desenhamos propostas que vão desde convênios com a Itaipu Binacional e o estado do Paraná, até parceria com a União, e até mesmo a conclusão das obras paralisadas em modelos que sejam mais austeros e adequados à atual realidade orçamentária. Justamente por falta de apoio do Governo Federal, essas iniciativas não puderam avançar.”

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Lula e Marito prestigiam posse de Enio Verri como diretor de Itaipu

    […] ← Lula sinaliza retomada das obras do campus da Unila em Foz do Iguaçu […]

Comentários estão fechados.