Os novos vereadores serão empossados no dia 1.º de janeiro, às 14h, no plenário, em cerimônia conduzida por Almir Balbinot (PSDB), o parlamentar de maior idade da legislatura 2025–2008. Ele será secretariado por Yasmin Hachem (PV).
- LEIA TAMBÉM:
Promotor pede anulação dos votos do PP, que elegeu Anice e Beni à Câmara
Entrevista com Silva e Luna: caixa da prefeitura, prioridades e relação com Câmara
Em seguida, acontecerá a eleição da mesa diretora da Câmara e das comissões. Para isso, a sessão será suspensa para apresentação de chapas, em votação nominal e prevendo a maioria absoluta dos votos, na forma do regimento.
A composição política que elegeu Joaquim Silva e Luna à prefeitura trabalha para eleger um nome que represente esse conjunto de forças para comandar o Legislativo, entre PL e PSD. Postulantes fora desse arco de alianças também se movimentam.
A presidência é o segundo principal cargo eletivo em nível municipal, a qual irá gerir um orçamento acima de R$ 57 milhões, previsto para o ano que vem. Além da representação política e institucional, a Câmara é poder autônomo e independente.
Novos vereadores
Dos atuais 15 vereadores, somente quatro foram reeleitos. A legislatura que será inaugurada em 1.º de janeiro terá a seguinte composição:
- PL
Adriano Rorato
Bosco Foz
Cabo Cassol
Paulo Debrito
Soldado Fruet
- PSD
Adnan El Sayed
Evandro Ferreira
- PP
Anice
Beni
- PV
Yasmin Hachem
- MDB
Professora Márcia Bachixte
- PT
Valentina
- Mobiliza
Sidnei Prestes
- PSDB
Balbinot
- Republicanos
Dr. Ranieri Marchioro
Prefeito e vice
Depois que os vereadores assumirem os seus assentos, o plenário será esvaziado para ser ocupado por convidados à posse do prefeito eleito, Silva e Luna, e de seu vice, Ricardo Nascimento (PSD).
Espaço e convidados
Os eventos de posse de vereadores, prefeito e vice serão transmitidos ao vivo no site e pelas redes sociais oficiais da Câmara. Devido à limitação de espaço, será permitida a entrada de pessoas com nome na lista de convidados.