Com nomeação de André Pepitone, Lula completa diretoria brasileira de Itaipu

Ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi designado para a Diretoria Financeira da binacional.

Apoie! Siga-nos no Google News

Foi publicada nesta terça-feira (2), no Diário Oficial da União, a nomeação do engenheiro André Pepitone da Nóbrega para o cargo de diretor-financeiro-executivo de Itaipu Binacional. O decreto leva a assinatura do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Leia também:
Conselho de Itaipu define tarifa de energia da usina para 2023

Pepitone é servidor de carreira e ex-diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na área de regulação. Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Ciências Geotécnicas (também pela UnB) e MBA na área de economia pela Universidade George Washington, nos Estados Unidos.

De maio de 2012 a maio de 2014, foi diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR). Em março de 2015, assumiu a vice-presidência da Associação Ibero-Americana de Entidades Reguladoras de Energia (ARIAE). Em maio de 2018, foi eleito presidente da mesma associação, com mandato de três anos.

Já no período entre maio de 2022 e março de 2023, pegando parte dos governos de Jair Bolsonaro e Lula, Pepitone comandou a Diretoria Financeira de Itaipu, mesmo cargo que agora volta a ocupar e que estava vago desde sua saída.

Com a nomeação publicada hoje, o quadro de diretores brasileiros de Itaipu passa a estar completo, com o economista Enio Verri na Diretoria Geral, Renato Soares Sacramento na Diretoria Técnica, Luiz Fernando Ferreira Delazari na Diretoria Jurídica, Iggor Gomes Rocha na Diretoria Administrativa e Carlos Carboni na Diretoria de Coordenação.

Enio Verri e os quatro diretores empossados nessa terça-feira (28). Imagem: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional
Enio Verri e os quatro diretores nomeados anteriormente pela atual gestão. Imagem: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional

Já o Conselho Administrativo, instância mais alta de Itaipu, está composto pelos ministros Alexandre Silveira de Oliveira (Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Rui Costa dos Santos (Casa Civil) e Mauro Luiz Iecker Vieira (Relações Exteriores), além do ex-secretário paranaense Michele Caputo Neto.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.