ALEP celebra 170 anos da Polícia Militar do Paraná em sessão solene

Presente no dia a dia da comunidade, elo fundamental do sistema de segurança pública, a PM foi criada em 10 de agosto de 1854.


A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) celebrou os 170 anos da Polícia Militar do Paraná (PMPR) em sessão solene nesta terça-feira, 6. A iniciativa foi da Comissão de Segurança Pública da Casa de Leis do estado.

LEIA TAMBÉM: Agosto Cinza alerta para a prevenção a incêndios no Paraná

Presente no dia a dia das comunidades, elo fundamental do sistema de segurança pública, a PMPR foi criada em 10 de agosto de 1854, denominada Companhia de Força Policial. Suas atribuições, atualmente, são o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.

A homenagem no plenário foi proposta pelo deputado Soldado Adriano José (PP), que preside a Comissão de Segurança Pública da ALEP. “A Polícia Militar presta um trabalho com muita excelência e qualidade para população”, hipotecou.

A celebração, prosseguiu, enaltece e agradece “a esses homens e mulheres da ativa, da reserva, os que lembramos só da memória, os que estão falecidos, enfim, o quanto esta instituição é importante”, disse o parlamentar. E citou as pautas que os deputados estaduais deliberam em prol da corporação.

No evento, o secretário estadual da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, destacou a homenagem recebida na Assembleia Legislativa. Afirmou serem 170 anos de uma história linda, que se confunde com a história do Paraná e de dedicação para todo o povo.

“A polícia militar tem trabalhado demais na redução dos índices, na melhoria do atendimento, no emprego de tecnologia”, expôs. “Eu agradeço a Assembleia Legislativa, o proponente, deputado Soldado Adriano José, pela homenagem justa e merecida a todos os policiais militares e a mim também, que sou da Polícia Militar da reserva”, terminou.

Homenagem na ALEP

A programação solene incluiu um vídeo que retrata o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, a partir de uma ocorrência específica, na região metropolitana de Curitiba. Os policiais envolvidos nesse caso foram homenageados com diploma de Menção Honrosa.

Foram agraciados com a menção o cabo Luiz Fernando Ribeiro e os soldados Matheus Magalhães de Oliveira, Eduarda Schutz Maziero, Vandira Rejane Eugênio de Barros, Rafael Santos da Cruz e Bezerra Henrique Rosa. “A gente agradece muito, e isso dá mais força para continuar trabalhando e desempenhando nossas funções na rua”, comemorou o cabo Luiz, que tem 23 anos de Polícia Militar.

Histórico

O começo da corporação, em 1854, foi como Companhia de Força Policial da Província do Paraná. Em 1874, passou a ser chamada de Corpo Policial da Província do Paraná; em 1891, de Corpo Militar de Polícia do Estado do Paraná; e em 1892, Regimento de Segurança do Estado do Paraná. Em 1917, foi nominada Força Militar do Estado do Paraná; em 1932, passou a ser Força Pública do Estado do Paraná; e, em 1939, Força Policial do Estado do Paraná, até que em 1946 foi designada Polícia Militar do Estado do Paraná.

(Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.