As celebrações pelos 150 anos de Santos Dumont têm um duplo significado em Foz do Iguaçu. Além de precursor de uma das invenções que impactaram a marcha humana, o avião, o aviador é o patrono do Parque Nacional do Iguaçu (PNI).
LEIA TAMBÉM: O dia em que o ‘tal avião’ voou pelo céu de Foz do Iguaçu
É nesse contexto que a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu homenageou a Aeronáutica, nessa terça-feira, 8, com a entrega de moção de aplauso ao comando da corporação. O “Pai da Aviação” é também o patrono da Força Aérea Brasileira (FAB).
A chancela oficial foi entregue ao comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Foz do Iguaçu, major-aviador Olívio Martini Marangon. Deliberada pela Casa de Leis, a moção é de autoria do vereador Jairo Cardoso (União Brasil).
À tribuna, o major Olívio agradeceu às instituições que possibilitaram a recente apresentação da Esquadrilha da Fumaça nas Cataratas do Iguaçu. Citou o legado de Santos Dumont e sua ligação com Foz do Iguaçu, destacando o feito que ficou conhecido como “Cavalgada Patriótica”.
“Esta cerimônia destaca sua relação simbiótica entre sua visão aeronáutica e sua relevância para o turismo de Foz do Iguaçu”, disse. “A expressão ‘padrinho do Parque Nacional’ simboliza nossa profunda gratidão pelo legado de Santos Dumont”, finalizou.
O vereador Jairo Cardoso enfatizou a importância do aviador, que pautou o uso público do Parque Nacional do Iguaçu com o governo estadual, após sua visita à cidade, em 1916. “Santos Dumont olhou para nossas Cataratas e para o Parque Nacional e decidiu levar além dessas fronteiras, vendo nestas belezas naturais além de um patrimônio individual”, frisou.
150 anos de Santos Dumont
Celebrados em todo o país, os 150 anos de Santos Dumont não contaram com uma agenda comemorativa por parte da Prefeitura de Foz do Iguaçu. A data vem sendo marcada no município por iniciativas de outras instituições e da comunidade.
Proteção do parque
Durante o evento na Câmara, foi exibido um vídeo em homenagem ao inventor. Conforme o conteúdo, Santos Dumont “desempenhou um papel fundamental na preservação das Cataratas do Iguaçu, defendendo ativamente a desapropriação das terras e criação do que hoje é o Parque Nacional do Iguaçu”, salientou o Legislativo.
(Com informações da Câmara de Vereadores)
Comentários estão fechados.