Aeronáutica recebe homenagem em Foz do Iguaçu nos 150 anos de Santos Dumont

Câmara de Vereadores entregou moção de aplauso ao comando da corporação.

As celebrações pelos 150 anos de Santos Dumont têm um duplo significado em Foz do Iguaçu. Além de precursor de uma das invenções que impactaram a marcha humana, o avião, o aviador é o patrono do Parque Nacional do Iguaçu (PNI).

LEIA TAMBÉM: O dia em que o ‘tal avião’ voou pelo céu de Foz do Iguaçu

É nesse contexto que a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu homenageou a Aeronáutica, nessa terça-feira, 8, com a entrega de moção de aplauso ao comando da corporação. O “Pai da Aviação” é também o patrono da Força Aérea Brasileira (FAB).

A chancela oficial foi entregue ao comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Foz do Iguaçu, major-aviador Olívio Martini Marangon. Deliberada pela Casa de Leis, a moção é de autoria do vereador Jairo Cardoso (União Brasil).

À tribuna, o major Olívio agradeceu às instituições que possibilitaram a recente apresentação da Esquadrilha da Fumaça nas Cataratas do Iguaçu. Citou o legado de Santos Dumont e sua ligação com Foz do Iguaçu, destacando o feito que ficou conhecido como “Cavalgada Patriótica”.

“Esta cerimônia destaca sua relação simbiótica entre sua visão aeronáutica e sua relevância para o turismo de Foz do Iguaçu”, disse. “A expressão ‘padrinho do Parque Nacional’ simboliza nossa profunda gratidão pelo legado de Santos Dumont”, finalizou.

Aeronáutica foi homenageada pela Câmara de Vereadores – foto: Christian Rizzi

O vereador Jairo Cardoso enfatizou a importância do aviador, que pautou o uso público do Parque Nacional do Iguaçu com o governo estadual, após sua visita à cidade, em 1916. “Santos Dumont olhou para nossas Cataratas e para o Parque Nacional e decidiu levar além dessas fronteiras, vendo nestas belezas naturais além de um patrimônio individual”, frisou.

150 anos de Santos Dumont

Celebrados em todo o país, os 150 anos de Santos Dumont não contaram com uma agenda comemorativa por parte da Prefeitura de Foz do Iguaçu. A data vem sendo marcada no município por iniciativas de outras instituições e da comunidade.

Proteção do parque

Durante o evento na Câmara, foi exibido um vídeo em homenagem ao inventor. Conforme o conteúdo, Santos Dumont “desempenhou um papel fundamental na preservação das Cataratas do Iguaçu, defendendo ativamente a desapropriação das terras e criação do que hoje é o Parque Nacional do Iguaçu”, salientou o Legislativo.

(Com informações da Câmara de Vereadores)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.