
O carnaval iguaçuense tem características próprias e várias marcas registradas. Você consegue, por exemplo, imaginar a folia local sem a presença de Walmor Bonfim Maciel, o eterno Rei Momo de Foz do Iguaçu?
Leia também:
Túnel do tempo: relembre o carnaval nos clubes de Foz do Iguaçu
Walmor é o homenageado do vídeo especial que usa fotos do carnaval de Foz do Iguaçu, animadas por inteligência artificial, para trazer o passado um pouco mais para perto.
Conforme a pesquisa histórica de Marcos Kidricki Iwamoto, a trajetória do Rei Momo Walmor começou em 1974, no Clube Gresfi.
O monarca passou por praticamente todas as folias de Foz do Iguaçu, como os bailes do Floresta Clube, do Oeste Paraná e do Country Clube.
Após o auge dos carnavais nos clubes, Walmor também marcou presença nos bailes de rua, como no Carnaval da Saudade.
Sempre acompanhado da esposa, Maria Maciel, o Rei Momo puxou blocos como o Vamos Animar e o Bloco da Skol, famosos em Foz do Iguaçu. Em 2025, Walmor será o homenageado do Bloco do Papai Urso.
“Deixamos aqui o nosso agradecimento pela simpatia, pela alegria e por ser um zeloso guardião, não apenas da chave da cidade, mas do ritmo do nosso coração”, relata o narrador do vídeo, expressando o sentimento de milhares de foliões.
Ficha técnica:
Edição de imagens: Walter Dysarsz
Texto e narração: Marcos Kidricki Iwamoto