Além das recordações e fotografias, a apresentadora Eliana – que chegou a Foz do Iguaçu na última sexta-feira (2) para produzir um programa sobre o destino – vai levar na bagagem um pouco da arte local. Ela foi presenteada com um quadro de uma arara-canindé, feito pela artista plástica iguaçuense Vanessa Oliveira.
Ao ver sua arte nas mãos da apresentadora, Vanessa, especialista em quilling, uma técnica artesanal que utiliza tiras de papel para criar imagens detalhadas em 3D, viajou no tempo. “Eliana fez parte da minha infância e adolescência. A ideia de que agora ela tem um quadro feito por mim me deixa extremamente feliz”, conta.
E Eliana não foi a primeira personalidade a receber um quadro da artista. Em janeiro deste ano, o casal Taís Araújo e Lázaro Ramos também foi presenteado com uma arte semelhante quando esteve em Foz do Iguaçu. Mais recentemente, a marca da Embratur ganhou uma versão em quilling e foi entregue ao atual presidente da entidade, Marcelo Freixo.
A lista ainda tem outras celebridades, como ator e humorista Tiago Barnabé, a jornalista Ana Paula Padrão, o ator e apresentador Bruno De Luca, a cantora Ana Castela, a apresentadora Cátia Fonseca e a princesa da Dinamarca Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid.
Vanessa reforça que empreender com arte não é fácil, porém é muito gratificante. “Eu, como iguaçuense, me sinto honrada de levar o nome da nossa cidade cada vez mais longe. Não só por mim, mas por muitos artesãos e artistas que temos na cidade. Tenho parceiros incríveis e pessoas que me apoiam demais. Sem eles, com certeza, minha caminhada teria sido muito mais difícil e solitária.”
Algumas de suas obras chegaram às mãos das personalidades com a ajuda do Visit Iguassu, que busca presentear seus convidados e autoridades com símbolos da cultura local. “Sempre optamos por entregar peças de artesãos locais, que representam a cultura e a história da nossa região trinacional, que conseguem através das suas artes expressar e promover as nossas riquezas. As peças da Vanessa fazem muito sucesso, e temos uma grande satisfação em promover e divulgar”, destaca Elaine Tenerello, diretora-executiva do Visit Iguassu, instituto de promoção turística da cidade.
Paixão pela arte desde a infância
Vanessa Oliveira é natural de Foz do Iguaçu e bacharel em Turismo. Durante 14 anos trabalhou nessa área, conciliando as atividades no ateliê apenas à noite e nos finais de semana. Desde o início da pandemia, ela passou a dedicar-se exclusivamente ao trabalho artístico.
O interesse pelo artesanato surgiu na infância, incentivada por sua mãe e avó. “Entre uma brincadeira e outra, sempre reservava um tempo para fazer ponto cruz ou personalizar as capas dos cadernos escolares”, relembra.
Em 2005, depois de uma pesquisa pela internet, ela conheceu o quilling e se apaixonou pela técnica, comprando alguns materiais para começar a praticar. “Foi amor desde a primeira bobina enrolada!” No início, criava cartões de aniversário e porta-retratos até começar a arriscar na criação de quadros. “Mais do que simplesmente enrolar papéis, essa técnica requer destreza, precisão e sensibilidade. A combinação desses fatores permite total liberdade de criação e expressão”, explica.
Os primeiros passos de Vanessa no artesanato foram dados com a tutoria da premiada artista plástica Maria Cheung, quando fez parte do antigo Ñandeva, programa de desenvolvimento do artesanato local que era liderado pela Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu e Sebrae.
Em dezembro do ano passado, ela foi selecionada para representar o Paraná, por meio do Sebrae, na Feira Nacional de Artesanato, promovida em Belo Horizonte (MG).
Além de seu perfil pessoal (https://www.instagram.com/atelierfarfallapiccola), Vanessa Oliveira comercializa suas artes em alguns espaços da cidade, como o Empório com Arte, Loja Vivaz For Dress (no Vivaz Cataratas), lojas dos Hotéis Viale Cataratas, DoubleTree by Hilton Foz do Iguaçu e Dreams Eco Park.
Comentários estão fechados.