Formação do lago: último aviso da Itaipu aos moradores, em 1982

“Saiam todos que o dilúvio vem”, reportou o jornal Nosso Tempo; famílias, histórias, vidas foram reduzidas ao termo “desapropriados”.

Apoie! Siga-nos no Google News


É de se imaginar o desespero do alerta feito a moradores da região, em agosto de 1982: saiam das propriedades que as águas irão inundar as terras para a formação do reservatório da Itaipu Binacional. O aviso, um tanto ameaçador, foi reproduzido em matéria do jornal Nosso Tempo, na edição n.º 51.

A reportagem foi escrita pelo jornalista Juvêncio Mazzarollo, ilustrada com suas fotografias. O título era “Último aviso de Itaipu”, com o provocativo e perturbador reforço da chamada, o qual afirmava: “Saiam todos que o dilúvio vem mesmo”.

A reportagem dizia criticamente que o lago de Itaipu iria deixar submersa uma riquíssima e belíssima área de 1350 quilômetros quadrados, sendo 780 no Brasil e 570 no Paraguai. O jornal reproduziu a nota pública emitida pela empresa, a qual dizia:

– Atenção, senhores desapropriados que ainda moram na área do reservatório. No final deste ano, as águas do rio Paraná vão começar a subir para formar o lago de Itaipu. Em duas semanas, uma vasta região será completamente coberta pelas águas.

Pessoas, famílias, histórias, vidas foram reduzidas ao termo “desapropriados”. O jornal fez notar o que considerou o tom de ameaça da nota, “capaz mesmo de causar pânico”, contextualizando que ainda havia moradores que não acreditavam na “fantástica violência”, escreveu.

“Arrancados da terra”

O Nosso Tempo ponderou que, na época, nenhum dos dois países demandava a potência de energia elétrica que seria produzida pela Itaipu. E criticava, em pleno regime militar, eivado de censura, perseguição e silenciamento, projetos impostos de cima para baixo, com a binacional.

Argumentou o semanário que, “das terras que serão encobertas e inutilizadas os milhares de agricultores arrancados violentamente do solo que cultivavam, produziam também milhões de energia não medida em quilowatts, mas em alimentos”, sublinhou. A região, disse, tinha as terras mais férteis do mundo.

Acesse a edição do Nosso Tempo com a reportagem

História a um clique

O portal Nosso Tempo Digital reúne todo o acervo do jornal, projeto lançado para marcar o aniversário de 30 anos do periódico rebelde. O objetivo é preservar a memória da cidade, facilitar o acesso à história local e regional, e democratizar a consulta ao acervo midiático por meio da internet.

O acesso é gratuito. O acervo constitui fonte valiosa para o morador desejoso de vasculhar a história da cidade e de seus atores, contada nas 387 edições do jornal que foram digitalizadas, abrangendo de dezembro de 1980 a dezembro de 1989.

Clique aqui e acesse o Nosso Tempo Digital

LEIA TAMBÉM
8 Comentários
  1. Paulo Diz

    A Itaipu Binacional provocou danos irreparáveis na população lindeira, na fauna e flora e hoje se vestem de falsos moralistas, cercando a área de divisa com o lago, impedindo a passagem da população que perdeu seu habitat e hoje são considerados como invasores pelos destruidores, que apossaram das terras, fizeram seus preços e deram o recado: Vazam, porque vamos inundar tudo. Lastimável.

  2. Adinal Felício Nandi Diz

    Mentira, essa publicação e mentirosa, pagara muito bem o valor das terras e das benfeitoria além de deixar levar tudo o que era movel, houve aviso sim mas deram tempo suficiente para todos se recolocarem, falo porque presenciei meu pai foi indenizado e nunca reclamou , isso é notícia de esquerdista

  3. janeci Luiz crepaldi Diz

    tenho 58 anos sou do sul de Santa Catarina conheci a barragem ainda quando estava sendo construida, naquele tempo a inflação era alta e quando os colonos recebiam o valor acordado já valia bem menos, falo isso porque tenho parentes em Santa tezerinha bem perto de foz do Iguaçu, dizendo ele que a usina vai produzir energia viável por 100 anos, estão contando os anos, agora falam que só falta 60 anos, pra ver só o sentimento das pessoas que foram praticamente expulsal de suas casas!

  4. Jaime Diz

    Meu pai foi indenizado nunca reclamou pois consegui se colocar em outro município quanto ao comentário falando mal da esquerda é normal num país onde a direita só fala merda

  5. Gilberto Kasper Diz

    Texto bem esquerdista… Mas façam seu protesto , vivam sem energia elétrica. O povo vermelho do i phone dando seus pitís…

  6. Pedro Geraldo Diz

    Criar treta sobre esquerda e direita em uma postagem que reproduz texto de 42 anos atrás é muita falta do que fazer, sinceramente…

  7. Quelvim Diz

    Sou do tempo em que a usina começou eu tinha parentes que foram desapropriados em Santa Helena , receberam boa indenização mas gastaram todo o dinheiro atoa não se recolocaram e hoje vivem usando boné vermelho e invadindo terras dos outros e metendo pau na direita .bando de vagabundos

  8. Vera Stachelski Diz

    O progresso chegou. As famílias foram indenizadas. A natureza reorganizou se. Vida que segue. Tenho orgulho do nosso rico Paraná.

Comentários estão fechados.