Coletivo de artistas em Foz do Iguaçu promove o 1.º Sarau Sopro de Sol, que unirá arte e solidariedade, no próximo sábado, 9, a partir das 14h. Congregando diversidade de expressões, o objetivo maior é apoiar o tratamento contra o câncer do professor Alcides Penayo, o Cidão.
Confira a agenda cultural do H2FOZ.
O recurso angariado com a entrada do evento será para os custeios de saúde do Cidão, que se somará a outras ações solidárias após o sarau. Além disso, a comunidade já pode doar por meio da vaquinha on-line, acessada aqui: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoie-o-cidao-no-tratamento-contra-o-cancer.
“Cidão é uma daquelas pessoas especiais que faz história por onde passa!”, enfatiza a poetisa Isel Talavera, que integra o coletivo de realizadores culturais do Espaço Cultural Morada Sopro de Sol. “Não tem como não deixar de notar a força, a vida contida na presença dele”, completa.
Professor de Matemática, 49 anos, Cidão é chefe de escoteiro em Foz do Iguaçu e ama a natureza. Há oito meses, foi submetido a uma cirurgia de emergência para desobstrução intestinal, quando descobriu um tumor no intestino e, em seguida, no fígado. Realiza quimioterapia desde março.
Cidão está afastado da escola e das aulas particulares. O auxílio-doença que recebe é insuficiente para o tratamento e sustento, que inclui medicamentos, transporte, alimentação, terapias alternativas, entre outros.
Programação do sarau
As atividades do 1.º Sarau Sopro de Sol contará com boa música e músicos que irão revezar-se no palco, além do microfone aberto para as expressões e manifestações dos participantes. A programação inclui:
- exposição de poesias e telas;
- feira de artesãos – com espaço para feirinha de trocas;
- espaço para dança, flamenco, street dance, bachata e outras modalidades, como a dança yorubá, que será conduzida pelo dançarino cubano Alexis Monterrey;
- roda de poesia e cantinho especial para quem desejar inspirar-se e escrever em meio à natureza.
Sopro de Sol
O espaço de cultura Morada Sopro de Sol, na região da Vila A, está aberto ao público desde o início deste ano. Promove encontros artísticos, ensaios e cursos em arteterapias, hatha yoga, entre outras iniciativas.
“Nosso objetivo, como coletivo cultural, é criar consciência solidária, pois acreditamos na força da cooperação”, frisa Isel Talavera, à frente da iniciativa. “E que a arte comprometida com a realidade é transformadora”, completa.
Sarau Sopro de Sol
Data: 9 de novembro (sábado)
Horário: das 14h às 22h30
Local: Avenida Paraná, 6018, Jardim das Laranjeiras (junto à Vila A)
Entrada: R$ 10 (Nubank – CPF: 115.945.339.47 -Alcidez Penayo Godoy Junior)
Outra forma de ajudar: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoie-o-cidao-no-tratamento-contra-o-cancer
(Com informações da assesssoria)