A diretoria brasileira de Itaipu divulgou, nesta quinta-feira (2), detalhes da programação especial que celebrará os 50 anos da empresa binacional, criada pelos governos de Brasil e Paraguai no dia 17 de maio de 1974.
Leia também:
Seguranças de Itaipu recebem treinamento para grandes eventos
O mês marcará, também, os 40 anos da entrada em operação da usina, cuja geração comercial de energia começou em 5 de maio de 1984.
A principal atração para a comunidade acontecerá no dia 19 de maio, um domingo, no Gramadão da Vila A, com espetáculo de drones, seguido pelas apresentações do grupo LightWire e do cantor Jão, cujo álbum mais recente bateu o recorde de mais ouvido da plataforma Spotify no Brasil nas primeiras 24 horas (8,4 milhões de execuções).
Com legiões de fãs no universo pop, Jão é um dos nomes confirmados para o Rock in Rio 2024, festival marcado para setembro, no Rio de Janeiro. Já o grupo LightWire é conhecido pelas apresentações coreografadas com o uso de luzes e sons.
Itaipu também trará, para apresentações em 15 cidades do Paraná, o ator Paulo Betti, com sua peça Autobiografia Autorizada. Já o documentário dos 50 anos de Itaipu, acompanhado pela animação Lorax, será exibido em 15 cidades do Paraná e cinco do estado de Mato Grosso do Sul.
Eventos internos
No dia 6, no Edifício de Descarga Central, cerca de 900 empregados brasileiros e paraguaios participarão de uma cerimônia binacional alusiva ao giro inaugural da primeira turbina de Itaipu.
Em 9 de maio, haverá um jantar para os empregados que completam 15, 20, 25 ou 35 anos na hidrelétrica. No mesmo dia, os funcionários com 15 anos de casa plantarão árvores no Bosque do Trabalhador.
No dia 17, haverá cerimônia de descerramento de placa comemorativa aos 50 anos da empresa, com a participação de diretores, conselheiros, empregados e convidados.
Para junho, estão programados eventos como o Arraiá do Ecomuseu, a reinauguração do Hospital Veterinário e a Nanocorrida de Aventura.
Comentários estão fechados.