Reconhecido principalmente pela sua produção em artes visuais e esculturas, Haroldo Alvarenga será homenageado emprestando o nome ao novo centro de cultura de Foz do Iguaçu, na antiga Câmara de Vereadores. Com mais de 40 anos de carreira, o artista faleceu em 2013.
Exposição de artes marca a inauguração da estação cultural, nesta quinta-feira, 28, a partir das 19h30, que será destinada às artes e à memória, conforme a prefeitura. O espaço fica na Praça Getúlio Vargas, na região central.
Descerrada a faixa da solenidade, o espaço receberá a abertura da exposição ”ACAPI, uma história que precisa ser mostrada”. A mostra coletiva celebra os 50 anos da Associação Cultural dos Artistas Plásticos do Iguaçu, uma das entidades mais longevas do município, seguindo em atividade.
Haroldo Alvarenga contribuiu para o desenvolvimento das artes e da cultura em Foz do Iguaçu. Múltiplo, também foi poeta, músico e compositor, como a música “Vale das Borboletas”, de 1983, que narra em versos a Lenda das Cataratas.
O artista, que nasceu em Taubaté (SP), herdou do pai e dos irmãos o gosto pela música e pelas artes plásticas, expõe portal sobre a obra de Alvarenga(*). Ainda em 1975, juntou-se a um grupo de professores e ajudou a criar a ACAPI.
Expôs suas obras na França e Estados Unidos. Em Foz do Iguaçu, composições artísticas de sucata de aço estão em hotéis e outros espaços. Idealizou e levou à frente a oficina A Arte de Fazer Violinos e o projeto Vivaldi, para ensinar crianças e jovens a fabricar e tocar violinos.
Estação de cultura
O espaço possui salas para exposições, uma galeria de arte, auditório e áreas para oficinas do projeto Foz Fazendo Arte, além de mostras literárias e eventos culturais. A reforma da estrutura foi feita por uma empresa, ao custo previsto de R$ 1 milhão, na modalidade de conversão de área.
O espaço, patrimônio do município, foi depredado enquanto permaneceu sem utilização.
*As informações sobre a biografia de Haroldo Alvarenga foram reunidas em: haroldoalvarenga.wordpress.com.