Exposição reúne Fuscas relíquias neste domingo em Foz do Iguaçu

Evento gratuito celebrará essa paixão nacional com mais de 50 carros antigos, em estacionamento de shopping; roupas e alimentos serão arrecadados para ajudar o Rio Grande do Sul.


Não há outro carro que figure no imaginário e entre as histórias dos brasileiros como o Fusca, paixão nacional à primeira vista, desde o começo da fabricação no país nos anos 1950. Apaixonados pelo modelo poderão conferir gratuitamente relíquias neste domingo, 23, a partir das 14h, no Shopping Catuaí Palladium.

LEIA TAMBÉM: Fuscas e carros antigos passeiam por Itaipu – veja as fotos

Já tradicional em Foz do Iguaçu, a exposição deverá reunir mais de 50 Fuscas e outros carros antigos. Além de apreciar os modelos, que chamam atenção também pela originalidade ou ousadia na customização, o público poderá trocar ideias sobre as máquinas e rememorar histórias vividas com o veículo popular – quem não tem uma para contar?

A exposição celebrará o Dia Mundial do Fusca, sendo organizada pelo Grupo Antigos Foz do Iguaçu, que também promove a marca em outros encontros na região. Neste ano, serão arrecadados alimentos e roupas a serem enviados para a população do Rio Grande do Sul, prejudicada por enchentes e fortes chuvas.

“Sempre arrecadamos para ajudar entidades sociais de nossa cidade. Mas, neste ano, devido às dificuldades do povo gaúcho, mantimentos, vestuário e cobertores doados pelo público vão para nossos vizinhos”, explicou Francisco de Sales, o “Pimpão”. “Essa é uma das marcas do evento, a solidariedade”, completou.

Conforme o organizador, moradores e turistas poderão conferir Fuscas muito bem conservados e de diferentes anos, as estrelas da exposição, além de vários outros carros. “Será uma tarde bastante alegre e saudosista, para toda família”, enfatizou “Pimpão”, que promove a data há mais de seis anos.

Fusca, fuscão, fusquinha

O Dia Mundial do Fusca (22 de junho) faz referência ao ano de 1934, quando foi assinado o contrato entre o criador do modelo, o austríaco Ferdinand Porsche, e o Conselho da Indústria Automotiva Alemã (RDA). O carinhoso “Besouro” foi concebido para ser um modelo resistente e econômico.

A exposição marca o Dia Nacional do Fusca – foto: Divulgação/Grupo Antigos Foz o Iguaçu

O Fusca virou paixão nacional no Brasil. Estimativas apontam que são mais de três milhões desses veículos fabricados, sendo o terceiro país com o maior número de exemplares. A produção começou em 20 de janeiro de 1959, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

A fabricação do Fusca no Brasil foi encerrada em 1986, recomeçada depois, por mais três anos, de 1993 a 1996, com a iniciativa do “Fusca do Itamar”, alusão ao ex-presidente da República. O mandatário, na época, intercedeu à fábrica para a retomada da produção do modelo.

Dia Mundial do Fusca | Foz do Iguaçu
Data: 23 de junho (domingo), a partir das 14h
Local: Shopping Catuaí Palladium, na Avenida das Cataratas
Entrada gratuita. Arrecadação de roupas, agasalhos e alimentos para a população do Rio Grande do Sul.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.