Exposição ‘Frida Kahlo’ pode ser vista de graça em Foz do Iguaçu

A mostra reúne telas e uma peça artesanal em homenagem à artista mexicana, ícone da história da arte contemporânea.

Apoie! Siga-nos no Google News


Uma das principais artistas do século 20, a mexicana Frida Kahlo é homenageada com exposição homônima em Foz do Iguaçu. A mostra com pinturas em telas e uma peça artesanal é organizada pela Associação Cultural dos Artistas Plásticos do Iguaçu (ACAPI).

A exposição pode ser vista gratuitamente no hall de entrada da Fundação Cultural, ao lado da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h e das 17h às 20h. Já neste sábado, 22, a visitação ao acervo artístico será das 8h às 11h30.

Frida Kahlo (1907–1954) é uma referência da arte contemporânea e símbolo dos valores do feminismo. Personifica, como artista e protagonista política de seu tempo, a autonomia e a liberdade das mulheres.

“As obras são em homenagem a Frida Kahlo pelo seu forte papel em luta pelos direitos das mulheres, pelo papel político e pelas suas grandes obras”, diz o artista Luiz Nakasoni. Ele é o coordenador da exposição instalada em Foz do Iguaçu.

Os trabalhos “trazem um significado especial à transformação da dor, da luta, do preconceito, em arte”, conclui Luiz. A produção artística de Frida foi marcada pela dor, paixão, sonho, utopia e perseverança.

Em trabalho para a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Juliana Souza de Oliveira conectou o que há em comum entre a Kahlo do passado e as mulheres do presente e do futuro. Público de hoje ainda impactado com a pintura, escreveu.

Em simetria, elas têm o “objetivo de conquistarem o direito de serem o que verdadeiramente são”, diz o texto de Juliana. Quer dizer, a liberdade de ser o que quiserem ser.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.