Vencedor do Prêmio Jabuti de literatura duas vezes, professor da Universidade de São Paulo (USP) e referência em pesquisa da cultura árabe, Mamede Jarouche vai abrir a 18.ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, no Gresfi. A solenidade oficial será nesta quinta-feira, 19, às 19h.
LEIA TAMBÉM: Educação estadual abre PSS para professor com remuneração de até R$ 6 mil
O tema será o “Livro das Mil e Uma Noites”, do qual o autor fez a primeira tradução direta para o português dos originais em árabe. Para produzir a obra, Mamede Jarouche pesquisou manuscritos durante cinco anos na Europa e no Oriente Médio, cita a Agência ANBA.
Organizado pela prefeitura, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação, entre outras pastas, o evento vai até 26 de outubro, com entrada gratuita. A programação inclui comercialização de livros, lançamento, debates e oficinas.
A Feira do Livro tem como tema “Memória e Literatura” e homenageia o centenário do escritor brasileiro Fernando Sabino. Entre outros escritores que marcam presença estão Thalita Rebouças, Luiz Henrique Pellanda, Cristóvão Tezza, Renata Demborgoski.
A gestão municipal expõe que a feira contará com escritores de Foz do Iguaçu. “Autores e autoras locais também estão confirmados como Fábio Aristimunho Vargas, Heitor Gomes Vargas, Jorgelina Tallei e Renata Alves”, elenca a Agência Municipal de Notícias (AMN).
Conforme a organização, além de atividades no Gresfi, haverá iniciativas em escolas, universidades e clubes. No clube, a programação literária irá utilizar o prédio original e estruturas instaladas em seu entorno.
Em um pavilhão do lado interno do clube, serão montados cerca de 20 estandes. “No espaço acontece a comercialização de livros e publicações, além de apresentações e uma exposição permanente sobre a história da escrita árabe”, informa a AMN.
Acompanhe as informações da Feira do Livro de Foz do Iguaçu em: @culturalfoz.
Arte do evento
A arte que ilustra a Feira do Livro é de autoria da artista plástica iguaçuense Cleise Vidal. “Busquei retratar a imagem dos livros como um teto de uma casa, uma moradia que serve como um refúgio para memórias, onde a literatura tem a liberdade de florescer”, revelou.
Oficinas
A feira oferece seis oficinas gratuitas a professores, educadores e interessados. As vagas são limitadas para cada turma, e as inscrições podem ser feitas on-line pelos links em cada uma delas (veja abaixo).
As oficinas acontecerão no Cesufoz, na Avenida Paraná, 3.696, no Jardim Central. A certificação será feita pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM).
- Dia 19, quinta-feira (das 8h às 12h)
As histórias que contam histórias: uma leitura discursiva de histórias infantis, com Luciana Vedovato, da Unioeste.
A proposta diz respeito a uma leitura de algumas histórias que circulam no ensino fundamental 1 a partir da perspectiva da análise de discurso.
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1pBewk_x56Ieer7NL4LClbCPYUP2LvFFsvt3FgiGkIVs/edit
- Dia 20, sexta-feira (das 8h às 12h)
Oficina de escrita criativa, com Diego Chozas – Unila
Propõe ativar e desenvolver a criatividade e realizar uma abordagem lúdica da literatura por meio de jogos e exercícios de escrita que podem ser aplicados tanto nas aulas de português quanto nas de língua estrangeira/adicional.
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1T9dFl6FEOpEIeyL1RQCk2qF0EF6L1SpDTWXf2vvb0Y8/edit
- Dia 21, sábado (das 8h às 12h)
Ensino Médio e o Ensino de Literatura, com Carlos Henrique Lopes de Almeida – Unila
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1fwVgcFIfw6NdhY45rfcoJD2Ta2L_vh-rTTGJcuh_ut8/edit
- Dia 21, sábado (das 13h30 às 17h30)
Pensando o portunhol na sala de aula: possibilidades de abordagens, com Jorgelina Tallei e Débora Cota – Unila
O minicurso prevê uma discussão introdutória sobre o que é o portunhol; a apresentação de alguns exemplos literários e culturais; e algumas propostas de abordagem na sala de aula.
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1UuLXjhuEpZvg5WSggDDn7471YN97t6NUyvO6T2kLYkw/edit
- Dia 23, segunda-feira (das 8h às 12h)
Literatura na educação de jovens e adultos: possibilidades práticas, com Mariana Cortez – Unila)
A partir das temáticas língua portuguesa e cultura digital, e aprender a empreender, essa oficina pretende desenvolver um modelo de clube de leitura literária com os estudantes da EJA, buscando ampliar repertório linguístico e literário e formando criticamente os alunos em relação às experiências de trabalho.
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/17tOAvwk6E5axk6oVBo4PIgZ86GBLoD8Lu3DFRsYCNzo/edit
- Dia 23, segunda-feira (das 13h30 às 17h30)
Literatura e ensino: o texto literário na sala de aula, com Josiele Kaminski Corso Ozelame – Unioeste
Esse minicurso contempla a reflexão sobre as diferentes formas de se trabalhar a literatura na sala de aula, a partir da sensibilidade da interpretação do texto literário.
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1z0YGMjAji9SuOUVRylkxbvswmfu_OHxO_5KwxaLx5QQ/edit
Comentários estão fechados.