Conheça opções para ‘turistar de graça’ em Foz do Iguaçu

Que tal aproveitar as férias escolares para explorar parques, cachoeiras, templos e monumentos históricos da cidade?

Foz do Iguaçu é mundialmente famosa pela beleza das Cataratas do Iguaçu. No entanto, o destino oferece muitos outros atrativos para moradores e turistas. Algumas dessas opções são gratuitas aos visitantes, enquanto outras oferecem cortesias para os moradores da região.

Leia mais:
Veja os atrativos da região catalogados pela equipe do H2FOZ

Se você busca contato com a natureza, a cidade dispõe de espaços de lazer com muito verde para momentos de contemplação. Confira as nossas dicas:

Gramadão da Vila A

O espaço amplo passou por uma grande revitalização entre 2019 e 2021. Ele é perfeito para caminhadas, rodas de chimarrão ou tereré, e oferece muitas opções de entretenimento para as crianças que moram ou visitam Foz do Iguaçu.

Gramadão - Vila A
Na época natalina, espaço fica ainda mais convidativo. Foto: Sara Cheida/IB

Parque Monjolo

Logo ao lado da mesquita muçulmana, o Parque Monjolo é um refúgio verde a poucos minutos do centro de Foz do Iguaçu. Além de abrigar várias espécies de pássaros, o parque também é lar de um famoso jacaré-do-papo-amarelo, que chega a quase três metros de comprimento. Portanto, é uma ótima oportunidade para os amantes da natureza e da fotografia.

Parque Monjolo
Local fica próximo ao Max Atacadista da JK. Foto: Marcos Labanca

Avenida Pedro Basso

Conhecida como uma das mais belas vias do Brasil, na região do Polo Centro, já virou cartão-postal e é um ambiente perfeito para boas fotografias. Além disso, no Natal, a avenida ganha ainda mais notoriedade com seus enfeites de época. A Avenida Paraná também surge como boa opção para caminhadas em meio à natureza.

Avenida Pedro Basso - Foz do Iguaçu
A via encanta os visitantes com o corredor natural formado pelas árvores, que criam uma paisagem deslumbrante e acolhedora. Foto: Marcos Labanca

Cachoeiras do Carimã

De fácil acesso, essa paisagem é um convite a quem quer ar puro e contato direto com a natureza. São três quedas formadas por um braço do Rio Tamanduá e cercadas de muito verde.

Para chegar lá, acesse o bairro pela Rodovia das Cataratas, na altura do Chocolate Caseiro. Após percorrer 300 metros, pegue à esquerda por mais meio quilômetro. A entrada na mata fica logo depois da Escola Municipal Augusto Werner. A trilha é limpa e fácil de ser percorrida a pé ou de bicicleta. Saiba mais.

Cachoeiras do Carimã
Três quedas d’água deslumbrantes, rodeadas por verde e ar puro. Uma trilha tranquila para quem busca conexão com a natureza. Foto: Marcos Labanca

Turismo religioso em Foz do Iguaçu

Para relaxar, meditar ou simplesmente contemplar belos monumentos, o Templo Budista é o local ideal. Entre as atrações está uma imensa estátua de Buda sentado, que mede sete metros de altura e tem superfície toda dourada. Ao todo, são 120 estátuas, e o templo principal mede 2,5 mil metros quadrados ao longo de quatro andares.

Assim como nos outros atrativos mencionados, o Templo Budista é de fácil acesso. Para chegar até ele, basta atravessar o bairro Porto Belo, partindo da Avenida Tancredo Neves (a via que dá acesso à Itaipu Binacional).

Templo Budista - Foz do Iguaçu
O Templo Budista é um refúgio de paz em meio à cidade. Foto: Marcos Labanca

Você sabia que, na Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, as quatro pontas do formato da igreja lembram uma cruz grega e simbolizam os quatro evangelistas (Mateus, Lucas, Marcos e João) e os elementos da natureza (água, terra, fogo e ar)? Essa é apenas uma das muitas curiosidades sobre o templo, localizado na Vila A.

O local está aberto para visitação diariamente:

  • Segundas-feiras: das 14h às 17h30;
  • De terça a sexta-feira: das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30;
  • Sábados: das 8h às 11h30.

Catedral - Nossa Senhora de Guadalupe
Descubra os simbolismos da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: Engenhatec

“Na faixa” para moradores: Marco das Três Fronteiras e Itaipu

Do mesmo modo, o Marco das Três Fronteiras é outra atração imperdível e gratuita para moradores. Um dos pontos turísticos mais visitados de Foz do Iguaçu, ele é sinônimo de diversidade. O atrativo reúne o encontro de três nações – Brasil, Argentina e Paraguai –, assim como o encontro dos rios Iguaçu e Paraná. Sem dúvida, é um lugar que combina natureza, cultura, história e gastronomia, atraindo tanto moradores quanto turistas.

Além disso, o pôr do sol no Marco das Três Fronteiras faz toda a diferença no passeio. Um cenário perfeito para selfies, vídeos e registros em grupos de família ou de amigos.

Marco das Três Fronteiras
Marco das Três Fronteiras: natureza, história e gastronomia formam uma combinação única. Foto: Marcos Labanca

Bônus: durante este mês será apresentada uma série de atividades culturais extras, além da ampliação do atendimento, com o atrativo permanecendo aberto todos os dias. Confira a programação do período de 2 a 31 de janeiro:

7h: música ao vivo
18h30: balé de interpretação do amor de Naipi e Tarobá (Lenda das Cataratas)
18h50: Malambos Argentinos com apresentação das boleadeiras, bombo e sapateado
19h: O Minueto
19h15: fotos da equipe do Minueto com os turistas
19h30: Show Três Fronteiras

Moradores da região também podem conhecer gratuitamente a Itaipu Binacional a bordo de ônibus panorâmicos e fascinar-se com a magnitude da engenharia, da técnica e da ciência, compreendendo como a obra promoveu profundas transformações sociais e econômicas na área fronteiriça.

Ao longo do trajeto, monitores compartilham informações sobre a usina enquanto o ônibus avança, passando por dois mirantes, pelo topo da barragem e pela via de condutos de água gigantes, as “artérias” da geração de energia. Os mirantes são completos, com comodidade para a contemplação, lojas de lembranças e áreas instagramáveis para fotos e vídeos.

Itaipu BInacional
Moradores da região podem descobrir a grandiosidade de Itaipu Binacional em passeios gratuitos. Foto: Jean Pavão/IB

Além dessa experiência, a usina também disponibiliza aos moradores dos municípios lindeiros a gratuidade em outros passeios. Para descobrir mais detalhes, consulte o portal lindeiros.turismoitaipu.com.br.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.