
Até meia-noite de domingo, 2, o carnaval na Avenida Brasil terá oito horas de folia. O evento está no terceiro ano, é gratuito e oferece uma agenda alternativa à programação oficial realizada pelo poder público.
Confira a agenda cultural do H2FOZ
A iniciativa valoriza blocos carnavalescos, artistas independentes e manifestações culturais tradicionais da cidade. O evento nasceu da vontade de resgatar a essência dos carnavais de rua, cita a organização.
“O Carnaval da Brasil se firma como um movimento legítimo de ocupação do espaço público e expressão da cultura popular”, destaca Clóvis Quadros, presidente do Bloco do Papai Urso, um dos organizadores do evento.
O Carnaval da Brasil foi criado em 2023, quando reuniu 800 pessoas. No ano seguinte, o dobro de foliões, 1.600. A expectativa para este ano é superar o número de participantes.

Para isso, a programação e o número de horas foram ampliados, e a estrutura foi reforçada. Os organizadores citam que dobrou o total de banheiros químicos e aumentou a segurança.
Atenção: o público é onvidado a levar suas cadeiras, comidas e bebidas. Por razões de segurança, garrafas e copos de vidro são expressamente proibidos.
Quem faz o carnaval
A iniciativa popular tem à frente o Bloco Papai Urso, com apoio do Núcleo da Avenida Brasil e outras instituições. O projeto conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, selecionado em 2024 por edital da Fundação Cultural.
O carnaval popular e democrático na avenida mais antiga de Foz do Iguaçu reunirá:
- Afoxé Ogun Fúnmilaiyó;
- Baque Mulher;
- Bloco Amigos da Onça;
- Bloco Demorei Mas Cheguei;
- Corpo de Dança Folclore Tradição e Cultura;
- Bloco do Papai Urso;
- Escola de Samba Mocidade Unida do Porto Meira;
- Kaburé Maracatu;
- Mano Zeu (discotecagem);
- Maracatu Alvorada Nova; e
- Roda de Coco Pisêres do Embaúba (tradição nordestina).
Celebração do povo
A artista iguaçuense Cleise Vidal assina as criações visuais da edição 2025 do Carnaval da Brasil. “O carnaval é a explosão da identidade de um povo. Traduzir essa essência na arte é dar vida ao espírito de resistência, coletividade e celebração que a folia representa”, afirma Cleise.
Carnaval da Brasil
Data: 2 de março de 2025 (domingo)
Horário: das 16h à 0h
Local: Avenida Brasil, Foz do Iguaçu, entre as ruas Xavier da Silva e Rui Barbosa
Entrada: gratuita

(Com informações da assessoria)