Apresentação neste domingo terá a participação dos músicos Orlando Martínez, María Betania Hernández, Elvir Barreto e Lucas Casacio.
Na condição de professora universitária e artista, Analía Chernavisky imergiu na tradição da “cantautoria”, característica musical presente em vários países latino-americanos. Daí resultou o disco “Movimiento”, produção feita a muitas mãos que será lançada neste domingo, às 10h30, em show na Feira Livre da JK, em Foz do Iguaçu.
Docente de canto do curso de Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Analía explicou no programa Marco Zero que o trabalho é fruto de sua pesquisa para o pós-doutorado realizada no Uruguai. O disco teve a participação de músicos de vários países, como Brasil, Paraguai, Venezuela, entre outros.
Assista à entrevista:
Segundo ela, a seleção de canções para o álbum “Movimiento” conta com autores uruguaios da chamada “Geração de 1977”, os quais integram um contexto histórico e cultural determinado. As obras falam de vários assuntos relacionados à condição humana e à própria vida, como amizade, amor, entre outros temas.
“No Uruguai, enquanto fazia a pesquisa, percebi que aqueles ‘cantautores’ que me atraiam mais, pela maneira de cantar e pela mensagem que queriam veicular, pertenciam a um grupo de autores com produção que se situava entre as décadas de 70 e 80 principalmente”, revelou Analía. Ao escolher as canções para o disco, foi incluído o período de 1990.
A professora e cantora começou a escutar música uruguaia por influência de uma amiga, também docente. O passo seguinte foi ampliar o repertório e continuar bebendo dessa fonte musical, até que propôs a pesquisa, pela universidade, para o pós-doutorado, até chegar ao CD musical, que pode ser ouvido gratuitamente na internet.
Na elaboração do disco, buscou o equilíbrio entre o rigor presente na base acadêmica e a sensibilidade de artista. “São duas atividades [acadêmica e artística] que, por alguma razão, têm práticas e formas de dedicação bastante opostas. Fiz um esforço por juntá-las”, revelou a cantora e professora.
“Senti, depois de vários anos afastada da prática artística, a necessidade de voltar, porque esse contato é fundamental para reciclar, amadurecer e melhorar também a prática docente”, apontou. “Até porque o meu contato com essa produção artística do disco passa pelo meu trabalho acadêmico”, enfatizou Analía Chernavisky.
Lançamento do CD “Movimiento”, de Analía Chernaviski, com participação de Orlando Martínez, María Betania Hernández, Elvir Barreto e Lucas Casacio
Local: Feirinha da JK (*)
Data: 10 de abril (domingo), às 10h30
*Em caso de chuva, o show será transferido para local coberto.
Comentários estão fechados.