![Foz do Iguaçu de outros carnavais: a folia de rua 40 anos atrás](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/foz-do-guacu-outros-carnavais-folia-rua-40-anos-750x430.jpg)
O carnaval de rua em Foz do Iguaçu não é uma “roda” inventada recentemente, como vira e mexe alguém quer fazer crer. Essa história, ou melhor, folia, percorre longe no tempo.
Exemplo disso é o carnaval de rua de 40 anos atrás, em 1985, registrado pelo jornal Nosso Tempo. Com fotos de Derci Rodrigues, a festa iguaçuense foi parar na edição nº 157.
O carnaval de rua, informou o noticiário, foi criado como alternativa aos eventos em clubes, que eram fortes no município. Naquele ano, as vias foram decoradas, e a prefeitura fez investimentos, mas não muitos.
Outros carnavais
O número de foliões impressiona: de 5 a 6 mil pessoas por noite. Samba, percussão e as escolas de Foz do Iguaçu com fantasias e alegorias na Avenida JK.
“Era som, samba e alegria das 10 horas da noite até as 4 ou 5 da manhã”, escreveu a reportagem do Nosso Tempo. Turistas se divertiam junto com os moradores, que contavam com ônibus na madrugada.
“Pouco custo para os cofres municipais e diversão oferecida ao povão”, prossegue o jornal. “Vinha gente de todos os bairros, com fantasias muito criativas.”
Passo a passo
A reportagem conta que o carnaval de rua em Foz do Iguaçu começou com os primeiros ensaios e foi crescendo a cada edição.
“Parecia uma mera iniciativa destinada a encenações provincianas dos grandes espetáculos produzidos nos grandes centros carnavalescos”, contextualizou.
Contrariando as previsões, cresceu e ganhou força. E depois? Bem, são outros carnavais.
Acesse a edição do Nosso Tempo com a reportagem.
História de Foz a um clique
O portal Nosso Tempo Digital reúne todo o acervo do jornal, projeto lançado para marcar o aniversário de 30 anos do periódico rebelde. O objetivo é preservar a memória da cidade, facilitar o acesso à história local e regional, e democratizar a consulta ao acervo midiático por meio da internet.
O acesso é gratuito. O acervo constitui fonte valiosa para o morador desejoso de vasculhar a história da cidade e de seus atores, contada nas 387 edições do jornal que foram digitalizadas, abrangendo de dezembro de 1980 a dezembro de 1989.