
Já viu de perto um urutau (Nyctibius griseus), pássaro envolto em lendas e mistérios entre os povos nativos da América do Sul e da América Central?
Leia também:
Parque das Aves ganha bebê urutau – saiba mais sobre o nascimento
Em Foz do Iguaçu, você pode saber mais sobre o urutau no Parque das Aves, localizado na BR-469 (Rodovia das Cataratas), perto da entrada do Parque Nacional do Iguaçu.
Na nova edição do quadro É da Vida, o ambientalista Francisco Amarilla conta curiosidades sobre a espécie, que tem hábitos noturnos.
De acordo com Amarilla, o urutau possui vários nomes Brasil afora, como coruja-de-pau-seco, mãe-da-lua e irmã-do-sol. O pássaro também recebe o apelido de ave-fantasma, pela dificuldade em visualizá-lo e pelo canto assustador.
“Se você um dia entrar no mato e escutar alguém chorando ou se lamentando, pode ser o canto do urutau. Não fique com medo não”, orienta Amarilla, citando que a ave tem comportamento dócil.
Ocasionalmente, exemplares de urutau aparecem em pontos arborizados do perímetro urbano de Foz do Iguaçu. Conforme os relatos de leitores, o pássaro costuma permanecer no mesmo local por vários dias, até partir em busca de um novo abrigo.
Urutau no Parque das Aves
Em Foz do Iguaçu, o Parque das Aves celebrou, em janeiro de 2024, o nascimento de um filhote de urutau, o segundo a vir à luz na unidade. O primeiro, em 2023, faleceu semanas mais tarde, provavelmente devido à inexperiência dos pais.
O H2FOZ publicou, por ocasião do segundo nascimento, uma reportagem especial sobre os cuidados com a ave (clique aqui para recordar).
O Parque das Aves oferece tarifa especial para moradores de Foz do Iguaçu e municípios da região lindeira. De acordo com o tarifário disponível no site, o ingresso comunitário custa R$ 15 por pessoa. Para saber mais sobre como obter o benefício, clique aqui.