Após um mês de merecidas férias, o quadro É da Vida, com o ambientalista Francisco Amarilla, está de volta ao H2FOZ. Em sua primeira edição de 2025, o quadro faz uma visita especial ao viveiro Mundo dos Tucanos, do Parque das Aves.
Veja também:
Vídeo: pés de manga estão carregados em Foz do Iguaçu
Amarilla e o cinegrafista Marcos Labanca passeiam pelo espaço inaugurado no final de janeiro, com 700 metros quadrados e contato direto com os animais.
De acordo com o Parque das Aves, o Mundo dos Tucanos tem 13 moradores das espécies toco (Ramphastos toco) e bico-verde (Ramphastos dicolorus).
“Vocês sabiam que o tucano é um bicho muito curioso?”, pergunta Amarilla. “E aqui no Brasil nós temos mais ou menos cinco espécies de tucanos. O que mais atrai o encanto das pessoas é o tucano-toco.”
Amarilla relata que os tucanos são onívoros e comem de tudo, de origem animal e vegetal. O bico comprido, conforme o ambientalista, funciona como uma espécie de “refrigerador” para baixar a temperatura do corpo.
Semanal no H2FOZ, o quadro tem o apoio do Parque das Aves. Para conferir o arquivo com as mais de cem edições anteriores, clique aqui.
Viveiro Mundo dos Tucanos
Em 2024, o Parque das Aves completou três décadas de existência. Os tucanos estão presentes desde o início, encantando os visitantes.
No novo viveiro, as aves têm à disposição galhos para descanso, bem como bebedouros com água corrente e uma dieta com rica vegetação nativa.
O espaço possui 12 metros de altura, 15,5 metros de largura e 40 metros de comprimento. A trilha interna, com mais de 2,6 metros de largura, fica suspensa, favorecendo a segurança sanitária dos tucanos, ademais da acessibilidade dos visitantes.
O Parque das Aves funciona diariamente, das 8h30 às 16h30, com acesso pela BR-469, poucos metros antes da entrada do Parque Nacional do Iguaçu. De acordo com o tarifário, moradores de Foz do Iguaçu e região pagam R$ 15 (mediante comprovação de residência).