Ao passear pela região central de Foz do Iguaçu, especificamente nas proximidades da imponente Igreja Matriz São João Batista, poucos imaginariam que esse espaço abriga um tesouro vivo de significativa importância histórica. No pátio da antiga catedral da cidade está uma majestosa mangueira, que carrega consigo a marca de sete décadas de existência.
Isso mesmo! A espécie teria sido foi plantada em 1953 pelo pioneiro Acácio Pedroso, que teria trazido a muda do Paraguai para plantar por aqui. A curiosidade sobre essa emblemática árvore é compartilhada conosco pelo guia e ambientalista Francisco Amarilla, no quadro É da Vida, produzido pelo H2FOZ com apoio do Iguassu Secret Falls.
Em tempo: Acácio Pedroso foi pai do desembargador Luiz Renato Pedroso, comerciante, inspetor-geral de ensino e ex-prefeito de Foz do Iguaçu em 1944, quando o município ainda fazia parte do Território Federal do Iguaçu.
Confira o vídeo:
Sr.Amarilha,acho que tem outra sim,não manga,mas uma seringueira,que está bem em frente do beer Garten,aquela sim,deve ter muiiiiiitos anos,desculpe se escrevi errado o nome do estabelecimento..
A informação sobre o Acácio Pedroso ter plantada essa mangueira diverge muito. Minha mãe e meus tios ,todos já falecidos, narravam dos encontros para a catequese com o Monsenhor Guilherme que acontecia nesse mesmo pavilhão, na época todo em madeira antes da sua reestruturação em alvenaria no início desse século. À sombra dessa mangueira as crianças brincavam durante o recreio, isso na década de 1920.