Sabia que o ipê-roxo, há 30 anos (Lei n.º 1.889, de 1994), é um dos símbolos de Foz do Iguaçu? A árvore foi escolhida devido à beleza e à presença em vários pontos da cidade, como mostra da diversidade das matas locais.
Veja também:
Descubra uma planta curiosa da paisagem urbana de Foz do Iguaçu
Na nova edição do quadro É da Vida, o ambientalista Francisco Amarilla mostra um frondoso exemplar de ipê-roxo (também chamado de lapacho, tají ou tayi nos países vizinhos) na região da Avenida General Meira, na área do Colégio Agrícola.
Amarilla destaca que existem várias espécies de ipês, com cores e épocas diferentes para floração. No caso do roxo, o aparecimento das flores costuma ocorrer nos períodos mais secos do ano, como na transição entre o inverno e a primavera.
Outra curiosidade apontada pelo apresentador do quadro é que a madeira do ipê é tida como “de lei”, expressão que vem dos tempos do Brasil Colônia, quando algumas espécies só podiam ser extraídas com autorização da Coroa.
O É da Vida é um quadro semanal do portal H2FOZ, em parceria com a Iguassu Secret Falls e com o Parque das Aves. Aperte o play!
Comentários estão fechados.