Quem circula pela região central de Foz do Iguaçu, ao olhar para o céu, pode deparar-se com uma árvore imponente no cruzamento da Rua Almirante Barroso com a Rua Belarmino de Mendonça. Observando com um pouco mais de atenção, é possível notar ramos que se estendem ao longo de todo o tronco. Trata-se da planta parasitária Struthanthus flexicaulis, popularmente chamada de erva-de-passarinho.
- Conheça o lindo corredor de eucaliptos na área rural de Foz
- Já viu uma melaleuca? Em Foz do Iguaçu você encontra na Vila A
- Respeito à natureza: conheça o cedro centenário de Foz do Iguaçu
- Conheça a icônica árvore de 70 anos plantada por Acácio Pedroso
Em nosso quadro semanal É da Vida, produzido pelo H2FOZ com o apoio do Iguassu Secret Falls e do Parque das Aves, o guia e ambientalista Francisco Amarilla nos esclarece a origem do nome dessa planta intrigante. O nome é atribuído ao fato de que são os próprios pássaros que contribuem para a disseminação da espécie, ao ingerirem os frutos das plantas e, posteriormente, excretarem as sementes sobre as árvores hospedeiras.
A erva-de-passarinho apresenta ramos finos e longos que envolvem os galhos e troncos da planta hospedeira. É considerada uma “vilã” para as plantas por sugar sua seiva, parte em que circula água, nutrientes e oxigênio, mas possui propriedades medicinais importantes, atuando como anti-inflamatória, analgésica, antibacteriana e expectorante.
Confira o vídeo:
Comentários estão fechados.