Veja um sensacional “condomínio” de pássaros em Foz do Iguaçu

Ninhos chamam atenção de quem passa pelo Jardim Guarapuava; durante a gravação do vídeo, dois gaviões apareceram no local.

Em suas andanças por Foz do Iguaçu, o ambientalista Francisco Amarilla encontrou mais uma curiosidade do mundo animal para o quadro É da Vida.

Veja também:
Vídeo: conheça a peculiar árvore-guarda-chuva em Foz do Iguaçu

No Jardim Guarapuava, Região Leste de Foz do Iguaçu, Amarilla viu um “condomínio” formado por vários ninhos de palha. O complexo residencial tem como habitante a ave popularmente conhecida como caturrita (Myiopsitta monachus), parente dos periquitos.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!


“Cada buraquinho que tem ali é um ninho”, destaca Amarilla. “Eles vivem no meio da mata, mas vieram aqui morar com a gente. E a gente tem que respeitar muito.”

Enquanto o cinegrafista Marcos Labanca gravava as imagens para a nova edição do quadro em Foz do Iguaçu, dois gaviões apareceram. Os moradores dos ninhos ficaram convenientemente escondidos, pois sabiam que os gaviões estavam à procura de caça.

Também chamada de periquito-monge, a caturrita possui uma particularidade. De acordo com o Parque das Aves, trata-se da única espécie da família das araras e papagaios a construir o próprio ninho. As demais costumam usar buracos em árvores.

Presente em Foz do Iguaçu e municípios vizinhos, o pássaro é nativo da América do Sul. Sua distribuição geográfica inclui partes do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia.

Além de caturrita e periquito-monge, já citados no texto, a espécie tem nomes regionais como periquito-torrenho, periquito-barroso, catorra, cocota, miranha e papo-branco.

Para saber mais sobre pássaros em Foz do Iguaçu e região, visite o Parque das Aves, apoiador do quadro. Ingressos à venda no endereço https://www.parquedasaves.com.br/.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.