
Leitores do H2FOZ que utilizam a calçada e a ciclovia da Avenida Felipe Wandscheer pedem manutenção. Há danos na estrutura e, em vários trechos, o pavimento some porque ora grama, ora matos, ou ambos, avançam.
DIGA AÍ – canal direto do morador com o portal, que pode enviar reclamações, pedidos de providências pelo poder público e sugestões de pautas de reportagens sobre o dia a dia de Foz do Iguaçu. O acesso é a um clique, no WhatsApp: (45) 99828-6840.
Com efeito, pedestres e ciclistas precisam dividir a mesma pista, o que torna o deslocamento, a caminhada, a corrida e o passeio de bike mais perigosos. A Felipe Wandscheer foi uma das primeiras avenidas de Foz do Iguaçu a receber ciclovia e calçada integradas.

A partir dos relatos de leitores, a reportagem percorreu a via, registrando problemas de manutenção, o que recomenda uma avaliação de toda a sua extensão pela prefeitura. Questionada, a gestão municipal informou que adotará providências (veja abaixo).
Avenida Felipe Wandscheer
Quanto à estrutura danificada, um buraco se abriu na ciclovia, no trecho em frente a um centro comercial, abaixo do semáforo da Avenida Pôr do Sol, na pista da direita, no sentido centro–bairro. Para desviar, é necessário pegar a pista de veículos ou a calçada de pedestres.
Na esquina da Avenida Felipe Wandscheer com a Rua Capitão Acácio Pedroso, no Jardim Iguaçu, o dano é na tampa da boca de lobo. A estrutura precária está conectada com a calçada, ou melhor, com o piso tátil obrigatório para atender pessoas com deficiência visual.

Em vários trechos, a grama ou o mato encobre a calçada. Próximo ao redutor de velocidade, na região do Jardim São Luiz/Três Pinheiros, o mato invadiu a calçada, na pista da direita, no sentido centro–bairro.
Já perto do cemitério, galhos de árvores de um imóvel crescem para fora, em direção à calçada, também tomando conta do ponto de ônibus.
O que diz a prefeitura
A prefeitura, por meio da assessoria, relatou à reportagem que as equipes da Secretaria Municipal de Obras irão verificar as condições da ciclovia e da boca de lobo na Avenida Felipe Wandscheer para tomar as devidas providências.
A roçada da área da calçada e a limpeza do terreno próximo ao cemitério já estão no cronograma das equipes da Secretaria de Meio Ambiente e serão executadas tão logo seja possível.
Já em relação ao mato perto do redutor de velocidade, as equipes de fiscalização vão averiguar a situação. Caso seja área particular, o proprietário será notificado para a regularização.
A prefeitura reforçou ainda que os pedidos de serviços públicos realizados pelo município devem ser feitos pelo aplicativo e site eOuve, nos quais é possível acompanhar o andamento das solicitações.