
As avenidas Mário Filho e Jules Rimet, na região do Morumbi, em Foz do Iguaçu, têm buracos na extensão das pistas que prejudicam o trânsito de carros, motocicletas, ônibus e caminhões. Leitores do H2FOZ pedem melhorias. Motoristas também reclamam de consertos paliativos, que não duram.
- DIGA AÍ – canal direto do morador com o portal, que pode enviar reclamações, pedidos de providências pelo poder público e sugestões de pautas de reportagens sobre o dia a dia de Foz do Iguaçu. O acesso é a um clique, no WhatsApp: (45) 99828-6840.
A reportagem percorreu as duas avenidas, em ambos os sentidos, constatando as falhas no asfalto. Os problemas são mais recorrentes no trecho que vai da Avenida República Argentina até a Rua Mané Garrincha. Já Jules Rimet também apresenta deteriorações na altura da conexão com a Avenida Costa e Silva.
Pedido e melhorias no asfalto
Com forte comércio, o Morumbi é uma das regiões mais populosas da cidade. Entre as deformações no asfalto verificadas estão buracos – alguns profundos –, ranhuras contundentes na pavimentação e ondulações. Buracos são sinônimo de risco de danos aos veículos e acidentes.
A prefeitura informou que, por meio da Secretaria Municipal de Obras, reafirma seu compromisso com a qualidade da infraestrutura viária e a melhoria da mobilidade urbana em todas as regiões da cidade. Disse que o atendimento a demandas foi organizado por regiões: Norte, Sul, centro e microcentro.
“A solicitação de melhorias nas avenidas Mário Filho e Jules Rimet já faz parte desta programação e será executada tão logo seja possível”, conforme a gestão municipal.
Avenida Mário Filho
Na Avenida Mário Filho, há buracos na frente dos Correios e da igreja católica, por exemplo. Perto da Escola Municipal Emílio de Menezes, no sentido ao centro, começa uma ranhura no asfalto que vai praticamente até a República Argentina, alternando a extensão da incisão na pista.

Em alguns casos, os buracos no asfalto ficam na frente de pontos de ônibus, o que traz transtornos também para usuários do transporte coletivo, já que os afundamentos na pista acumulam água. Onde a Mário Filho cruza com a Rua José Teles da Conceição, o buraco fica na transição entre as duas faixas da primeira via.
Jules Rimet
Mecânico na região da Vila Borges, Samuel Santana cobra melhorias na Jules Rimet. “Já furei pneu da moto. Além disso, é preciso dirigir desviando dos buracos, muitas vezes obrigado a pegar pelo acostamento, o que torna o trânsito perigoso. Aqui perto, moradores precisaram colocar um balde com uma planta, pouco tempo atrás, para sinalizar um buraco enorme”, contou.

O lugar em que o balde estava como sinalizador é conhecido pelos motoristas. Fica em frente a uma área batizada de Parque dos Sonhos, na qual há nascentes. Como é uma parte mais baixa da Jules Rimet, as chuvas costumam fazer estragos maiores, principalmente nos buracos remendados.
Mais à frente, na esquina dessa avenida com a Rua Palestra Itália, havia um buraco imenso, uma “panela”, relataram os comerciantes da região. Ele foi consertado na semana passada, porém, no dia seguinte, já havia sinais de estragos no remendo, verificou a reportagem no local.
No ano passado, o H2FOZ já havia registrado as falhas no asfalto da Jules Rimet.
Perto da Costa e Silva
Nas primeiras quadras da Avenida Jules Rimet, na região do Beverly Falls Park e Jardim Alice, o estrago é resultado de ondulações na pista. Nessa altura, a via recebe o tráfego de veículos da Avenida Costa e Silva.
Buracos na pista. Fotos de Marcos Labanca/H2FOZ:









