Quem circulou pela região da Vila A nas últimas semanas, mais precisamente entre as avenidas Gramado e Garibaldi, deparou-se com um problema que trouxe prejuízos à acessibilidade no local: postes foram instalados no meio de estreitas calçadas das vias, e não nas laterais como é convencional.
A observação chegou à redação do H2FOZ por meio do leitor Frederico Coutinho. “Os pedestres ficam com a locomoção prejudicada. Um cadeirante, por exemplo, não conseguiria transitar de forma alguma na calçada. Pessoas com locomoção limitada também teriam muita dificuldade”, explica.
Para buscarmos a solução, relatamos o problema para a Secretaria de Obras de Foz do Iguaçu, que nos informou que o município não tem participação nesse processo. De fato, a obra é de responsabilidade da Itaipu Binacional, que no dia 27 de maio lamentou o ocorrido e garantiu a readequação das calçadas em nota:
“A instalação dos postes na região faz parte do projeto de uma rede de fibra ótica entre o Centro Executivo da Itaipu e o Refúgio Biológico Bela Vista. O projeto obteve todas as aprovações da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu necessárias para a sua execução. No entanto, a Itaipu reconhece o prejuízo à acessibilidade surgido após a instalação dos postes e já está mobilizando equipes para propor soluções com a maior brevidade possível”.
Nesta sexta-feira (11), a nossa equipe de reportagem foi até o local e constatou que o trabalho de adequação de calçadas está em andamento, sob a responsabilidade empresa terceirizada Sinalpar.
Confira as fotos do leitor Frederico Coutinho (feitas no dia 7 de junho) e, na sequência, da Divisão de Imprensa da Itaipu Binacional (divulgadas no dia 27 de maio):
Comentários estão fechados.