![À espera de melhorias, TTU segue alvo de reclamação de passageiros](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/espera-melhorias-ttu-reclamacao-passageiros-750x430.jpg)
Equipamento central para o sistema de mobilidade urbana de Foz do Iguaçu, o Terminal de Transporte Urbano (TTU) continua sendo motivo de reclamação de passageiros. E segue à espera de melhorias mais abrangentes por parte da prefeitura.
Limpeza, banheiros e segurança estão entre as principais queixas. O H2FOZ percorreu o espaço após receber críticas ao terminal enviadas por leitores. Na seção Diga Aí, moradores podem enviar sugestões de pauta e reclamações.
Esperando o ônibus no terminal, a atendente Ana Correa pediu melhorias em sanitários e na segurança. “Os banheiros devem ficar todo o tempo abertos e, à noite, é uma escuridão que causa medo às pessoas”, opinou.
![](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/bebe-1024x682.jpg)
A reportagem confirmou o serviço de varrição e coleta do lixo, na manhã do último dia 10. Porém, apesar do trabalho, havia muitos itens descartáveis, como garrafas, copos e papel, além de folhas de árvores espalhados.
Até mesmo o espelho d’água, o “piscinão do TTU”, obra do ex-prefeito Chico Brasileiro (PSD), continha lixo, como embalagem de marmitex. O pórtico instagramável “Eu amo Foz do Iguaçu”, também inovação do antigo gestor, não está mais no local.
![](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/piscina-1024x682.jpg)
Questionada, a prefeitura informou que o Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans) faz a manutenção do TTU diariamente. Esse serviço inclui a varrição das calçadas e a remoção do lixo. “E periodicamente é utilizado um caminhão-pipa para a lavagem do piso”, expôs.
A administração agregou que o descarte inadequado de lixo compromete a manutenção. “Por isso, solicitamos a colaboração dos usuários para que utilizem as lixeiras disponíveis e contribuam para a conservação da área”, requereu a gestão.
TTU menos sujo
De modo geral, a limpeza atual do terminal estava melhor do que a situação encontrada pela reportagem em setembro de 2024 (leia aqui). O TTU recebe cerca de 35 mil pessoas diariamente, de acordo com números oficiais – mais do que a população de São Miguel do Iguaçu.
![](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/lixo-fora-1024x682.jpg)
Sobre a segurança, a prefeitura pontuou que é realizada pela Guarda Municipal, porém não respondeu se é mantida 24 horas. No local para a verificação in loco das reclamações de usuários, o portal registrou viaturas da corporação percorrendo o terminal em dois momentos.
A queixa de passageiros ainda elenca que o TTU é escuro à noite, aumentando a sensação de insegurança.
Banheiros, bebedouros e iluminação
Conforme a prefeitura, os banheiros são limpos de segunda-feira a sábado, mais de uma vez por dia. A reportagem encontrou o banheiro para pessoas com deficiência (PcD) fechado, por falta de água. A gestão disse que ele está funcionando:
“Durante a limpeza, os banheiros precisam ser temporariamente fechados para evitar riscos de quedas devido ao piso molhado, sendo reabertos logo após a conclusão da manutenção”, diz a nota respondendo às indagações sobre o TTU.
![](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/banheiro-interditado-1024x682.jpg)
Outro questionamento do H2FOZ foi sobre a instalação de bebedouros mais adequados, para dar conforto aos usuários do terminal e melhorar a higiene. A prefeitura respondeu, de forma genérica, que o Foztrans estuda melhorias estruturais no TTU.
“Incluindo a modernização dos bebedouros, a ampliação dos banheiros e o reforço da iluminação, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais seguro e confortável para os usuários.” Essa foi a resposta.
Manual para terminais
Órgão do Governo do Estado, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) elaborou um manual para implementação de projetos de terminais. O documento, de 2022, visa a orientar prefeituras para construção ou reforma desses espaços.
“Os terminais devem ser planejados de forma a buscar a integração com o contexto urbano, por meio da criação de novas vias para veículos”, cita. “Bem como de oportunidades de acesso seguro e direto para pedestres e ciclistas tanto ao equipamento quanto ao espaço público circundante.”
Os terminais de ônibus, ensina o manual, devem, entre outros:
- assegurar espaço adequado com mobiliário de apoio para a espera dos ônibus;
- explorar maneiras de disposição que garantam a orientação intuitiva no espaço por meio de menores deslocamentos possíveis;
- garantir a sinalização adequada para facilidade de conexão entre diferentes serviços de transporte; e
buscar condições de conforto térmico e de proteção contra intempéries.
Mais fotos do TTU, de Marcos Labanca:
![](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/banheiro-1024x682.jpg)
![](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/bebe-2-1024x682.jpg)
![](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/onibus-1024x682.jpg)
![](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/frente-1024x682.jpg)