
Em meio à densa urbanização, o Bosque do Libra é um refúgio e abrigo natural de 10 mil metros quadrados, frequentado por moradores do bairro e da região do entorno. Sua conservação, todavia, em grande parte, deve-se ao esforço dos vizinhos, protetores da área verde de uso coletivo.
- DIGA AÍ – canal direto do morador com o portal, que pode enviar reclamações, pedidos de providências pelo poder público e sugestões de pautas de reportagens sobre o dia a dia de Foz do Iguaçu. O acesso é a um clique, no WhatsApp: (45) 99828-6840.
Porém, neste momento, o Bosque do Libra requer melhorias imediatas e uma agenda contínua da prefeitura para assegurar o zelo permanente. O H2FOZ foi chamado por moradores para registrar as condições atuais do bosque. Assim, o pedido é por limpeza geral, manutenção e ações de manejo.
As chuvas derrubaram árvores e galhos que precisam ser retirados, acumulados por todos os lados, inclusive na calçada externa. A grama pede roçada. Além disso, trechos da pista de caminhada estão danificados, bem como algumas bases de concreto da cerca.

Postes estão avariados e, até mesmo, parte da fiação elétrica foi derrubada no chão com a queda de galhos e troncos. Portanto, é um risco adicional, pois pode ser condutora de energia no local em que crianças, jovens e adultos se encontram para lazer e contato com a natureza.
A prefeitura disse à reportagem que começará melhorias nos próximos dias (leia o outro lado, abaixo).

“Pulmão” da região
Um dos primeiros moradores do Libra IV, desde 1988, o profissional da área de consórcios, Marcelino Alves de Carvalho, é um dos vizinhos que se revezam para cuidar do bosque. Ele explica que os trabalhos são divididos, incluindo monitoramento do uso público adequado, abertura e fechamento do portão e recolhimento do lixo, por exemplo.
Ele enfatiza o pedido por uma melhoria completa no Bosque do Libra, imediata. A outra necessidade da comunidade é a periodicidade dos serviços da prefeitura. Morando de frente para o portão de entrada da área, ele destaca a importância da unidade verde.
“É um pulmão, é vida, a gente tem que cuidar”, enfatiza Marcelino. Além disso, conta que o bosque é frequentado diariamente, não apenas pelas pessoas residentes no Libra, mas também por quem reside nos bairros próximos. No local, a reportagem encontrou uma família do Morumbi.

Bosque do Libra
Conforme Marcelino, a área natural conta com espécies de marfim, angico, canela e paineira. A infraestrutura, aberta das 6h30 às 22h, conta com equipamentos de ginástica, parque infantil, mesas, cadeiras e bancos, por exemplo. A pista para corrida e caminhada contorna todo o bosque, junto ao verde.
“Cria” do Libra, estudante de medicina, Marcelo Cardozo é vizinho do bosque. Para ele, a área representa proteção ambiental, saúde e qualidade de vida. Sempre que pode, vai ao espaço fazer exercícios. E endossa o pedido por melhorias e manutenção ao poder público.
“É preciso dar uma arrumada e manter, pois o bosque já dispõe do que é necessário, que é a natureza”, frisa. “É uma área relevante que temos para exercícios, caminhada e contato com a natureza. Portanto, faz bem para a saúde e é uma opção de lazer”, conclui.
Outro lado: que diz a prefeitura
Ao H2FOZ, a prefeitura, por meio da assessoria de comunicação, expõe que realizou uma força-tarefa no Bosque do Libra em janeiro. Na ocasião, prossegue, os serviços foram de recolhimento de galhos e resíduos, corte de grama no entorno da área, substituição de postes quebrados e lâmpadas queimadas.
“Os fortes temporais que atingiram a cidade nas últimas semanas causaram a queda de galhos e árvores no local”, cita a administração. Assim, de acordo com a prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente fará uma nova limpeza nos próximos dias, que incluirá poda e retirada de árvores caídas, varrição e corte de grama.