O violeiro instrumentista Marcos Pires, que é natural de Toledo, foi convidado para ministrar um workshop, no dia 4 de setembro, sobre viola brasileira, em Santiago, no Chile. O evento, cujo convite partiu da embaixada brasileira, tem como objetivo explorar as peculiaridades do instrumento, destacando toda a sua riqueza.
Marcos Pires, além de violeiro, é professor, pesquisador, arranjador e produtor cultural. Atualmente, ele é acadêmico de Música/Pesquisa na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Seu estudo sobre a viola brasileira foi conduzido no Conservatório de MPB de Curitiba, sob orientação do professor Rogério Gulin, especialista no fandango paranaense.
O artista integra a Orquestra Paranaense de Viola Caipira desde 2012, com regência do maestro Ricardo Denchuski, e também foi cofundador da Orquestra de Viola Caipira de Toledo (OVCT) e do projeto instrumental de música regional latino-americana Trio Turiaçu.
Na Tríplice Fronteira, seu talento já abrilhantou diversos festivais e as apresentações do Coral de Itaipu Binacional. Pires também já dividiu o palco com grandes intérpretes da MPB, como Teresa Cristina, Livia Nestrovski e o famoso instrumentista Nailor Proveta.
O workshop Viola Brasileira, em Santiago, promete ser uma oportunidade significativa para o intercâmbio cultural e a promoção da rica tradição musical do Brasil no exterior.
Comentários estão fechados.